Butterfly Soul
Rascunho Literário
Guia para Mamãe de Primeira Viagem
BS no Youtube

12 hábitos dos casais felizes

Observando muitos casais durante a minha vida e aprendendo dentro dos meus relacionamentos, eu consegui ir fazendo uma lista mental das coisas que casais felizes costumam fazer.

Meus avós paternos foram um grande exemplo pra mim, pois só não completaram 50 anos de casados porque faleceram antes. Mas sempre foram muito companheiros um do outro e eu via como eles perseveravam apesar de tantas dificuldades. E eles tinham todos esses 12 hábitos! <3 Vamos lá! O que os casais felizes costumam fazer:

1- Compartilham interesses

É muito chato você estar ao lado de uma pessoa que não gosta de fazer as mesmas coisas que você, não gosta dos mesmos filmes, das mesmas músicas… Casais felizes fazem coisas juntas, se divertem juntos! Não precisam gostar de tudo igual, mas precisam ter coisas em comum.
Aqui em casa procuramos séries de TV que os 2 tenham interesse pra vermos de noite, e adoramos dançar dança de salão (foi assim que ele me conquistou). Quando o casal compartilha interesses tem mais coisas pra conversar também! Então, essa é uma ótima estratégia!

2- Andam de mãos dadas ou perto um do outro

Uma coisa horrível é quando a mulher vai indo na frente e o homem está lá atrás, vendo outra coisa, ou vice-versa. Estar perto do seu par, andar de mãos dadas, significa que a companhia dele é importante pra você, você quer mostrar pra ele coisas interessantes que vê na rua, quer andar conversando com ele. É um hábito simples, mas que faz toda a diferença.

3- Respeitam o espaço do outro

Eu lembro quando era pequena, que meu avô (italiano) adorava colocar valsas e músicas do país dele e sentava no sofá pra chorar de saudade do país natal, ou então ficava dançando sozinho na sala. Era o momento dele.
Por sua vez, quando ele saía pra fazer alguma coisa na rua, minha vó corria e colocava na vitrola o disco do Roberto Carlos pra escutar. Era o momento dela.
Um sabia do momento do outro, e simplesmente deixava isso acontecer, dava espaço pra isso.
Meu avô gostava de ir na feira sozinho, comprar frutas e legumes que ele gostasse. Minha avó queria ir junto, mas ficava em casa porque entendia que ele queria ir sozinho.
Ninguém consegue viver pra sempre com um companheiro que te sufoca, não deixa você fazer as coisas que você gosta de fazer, ou precisa fazer como um escape. Relacionamentos controladores têm prazo de validade. As pessoas precisam de espaço pra fazer coisas que gostam, seja escutar música, seja jogar videogame, seja ir no shopping com as amigas ou futebol com os camaradas. Não tem nada de mal nisso. Ao contrário, isso é bom!!!

4- Têm o dia do casal

Quando você está há muito tempo com uma pessoa, começa aquela famosa rotina. Ter o dia do casal toda sexta-feira, por exemplo, ou toda a primeira quarta-feira do mês, faz com que você sinta que aquele momento é só do casal. É especial porque vocês vão planejando juntos o que fazer e ficam ansiosos esperando por esse momento.
Funciona muito com casais que estão passando por um aperto financeiro e também casais com filhos. Nas 2 situações, os momentos de lazer em casal ficam escassos. Você pode programar com antecedência um roteiro romântico que não gasta muito e dessa maneira registra no coração do parceiro momentos inesquecíveis.

5- Se importam com os sentimentos um do outro

Acho que não tem algo que faça mais uma pessoa sofrer do que não dar importância pra um sofrimento genuíno do seu parceiro. Muitas vezes nas horas que o cônjuge mais precisa de ajuda e você não dá importância, ou diz que é palhaçada ou frescura, é que quebra aquele cristalzinho do amor.
Mesmo que você particularmente não veja tanta importância no que seu parceiro está incomodado ou sofrendo, faça uma forcinha.
Aqueles casais em que um senta pra ouvir o outro atentamente, dá conselhos e consola é um casal que tende a ser mais feliz, pois encontra no outro abrigo.

6- Dão beijo de boa noite

Mesmo que estejam brigados, viu? Rsrs…
Das coisas pequenas e simples que as grandes são executadas. Um beijo de boa noite pode parecer sem importância, mas não é. Significa que você se importa com aquela pessoa, significa que você sente carinho por ela. Demostrações simples e afeto fazem toda a diferença na vida do casal.

7- Não se desrespeitam

Ouvi uma vez um líder na minha igreja dizendo que a única hipótese pra um casal gritar dentro de casa era se estivesse alguma coisa pegando fogo. Na hora eu ri porque achei engraçado, mas depois fiquei refletindo sobre isso. Casais que gritam, xingam, se desrespeitam, estão fadados ao fracasso.
Em toda a minha vida, nunca vi meus avós gritando um com o outro. Claro que deveriam discutir, mas nunca na minha frente. Eles se respeitavam muito. E isso fez o casamento deles ser inesquecível tanto pra eles mesmos, quanto pra mim.

8- Têm confiança um no outro

Ciúme doentio não rola, né? Que sentido tem você estar com uma pessoa que você não confia? Claro que sempre rola aquele ciuminho quando outra mulher vem muito perto do seu marido, isso é normal! Mas quando você tem confiança no seu parceiro, não precisa ficar futucando o celular dele enquanto ele toma banho, por exemplo. A confiança mútua é mais uma das chaves para um relacionamento duradouro e feliz.

9- Dão mais importância às coisas boas

É a história do copo meio cheio ou meio vazio. Só você pode mudar como vê seu casamento. Se você der mais importância às coisas ruins, naturalmente vai dizer que seu casamento anda mal. Mas se você se esforçar por não dar tanta importância às ruins e valorizar as boas, vai ser mais feliz em seu relacionamento.

10- Externam o amor

Quem ama, demonstra. Cada um tem a sua maneira de fazer isso, mas quem ama de verdade, externa isso. Pode ser por palavras, cartinhas, beijos, demonstrações de carinho e afeto, cuidando do outro. Isso é particular de cada casal, mas aqueles que externam o amor sentem o coração mais completo. <3

11- Fazem surpresas românticas durante o dia

Um telefonema pra dizer que está com saudade, uma mensagem de Whatsapp perguntando se está tudo bem, aparecer de surpresa pra almoçar com ela no trabalho. Não precisa mandar entregar flores toda semana no escritório da sua esposa, mas essas pequenas demostrações ajudam muito a manter a chama do amor acesa.

12- Não acumulam mágoas

Conversar é a chave. Se você é daquele tipo que vai guardando tudo até estourar, eu digo, por experiência própria, que isso é péssimo. Não acumular mágoas é um exercício, que a gente vai fazendo ao longo da vida. A gente vai aprendendo e se policiando. Assim que a mágoa surgir, ou o mal entendido, procurar a hora certa pra falar e conversar abertamente. Assim as pequenas coisas se resolvem e não viram uma coisa enorme.

E vocês, já perceberam algum bom hábito dos casais felizes que ajudou você? Quais são os seus hábitos? Estou curiosa!

Beijos e até a próxima.

Espremendo tudo de um relacionamento falido
Namore o seu melhor amigo
Sei que meu relacionamento é abusivo quando…

2 comentários
  • Si

    São ótimas dicas. Espero um dia ter alguém para colocar isto em pratica.
    Bjs e carinhos, fica com Deus.

    [Reply]

    Mariana Reply:

    😉

    [Reply]

    Responder