Butterfly Soul
Rascunho Literário
Guia para Mamãe de Primeira Viagem
BS no Youtube

A tão esperada: HORA DE DORMIR

Desde que eu engravidei pela primeira vez e comecei a sentir aquele sono descomunal, as pessoas sempre me falavam aquela velha frase: "Aproveita pra dormir tudo agora!" Quanto mais as pessoas me falavam isso, mais medo eu tinha de quando o bebê nascesse.

Não vou me enganar nem vou querer enganar vocês: sempre fui muito dorminhoca. Daquelas que podem tranquilamente dormir 12h por noite. Daquelas que podem chegar a dormir 16h direto se estiverem cansadas em final de período de faculdade. Essa sempre fui eu. Praticamente mais dormindo que acordada fazendo qualquer coisa. Esse sempre foi meu ritmo, desde pequena. E pensar que esse ritmo seria afetado para sempre, ou pelo menos por muitos anos, me deixou pirada na batatinha.

Bateu o pânico, devo confessar. Pensar em não poder dormir uma noite longa e tranquila por muito tempo me deixou ansiosa, então eu fui pesquisar. Li livros aqui e acolá, pesquisei na internet, e criei meu próprio sistema. Quando o bebê nasceu, óbvio que ele não funcionou por pelo menos 1 mês (eu nem tentei implantar, na verdade). O primeiro mês foi terrível. Eu não dormia porque tinha medo de pegar no sono pesado e não acordar se ele precisasse. Mas depois a neura foi passando, o instinto de mãe foi crescendo, e ele fez 1 mês e a coisa começou a melhorar.

Nessa época eu comecei a colocar meu plano em prática. Vou contar pra vocês como foi:

– Indicar pro seu bebê quando é dia, quando é noite

Muito importante. Ele precisa se adaptar à vida, não a vida à ele. Se é dia, o telefone vai tocar, a TV vai estar ligada, o aspirador vai ser ligado e a janela vai estar aberta. Se ele quiser dormir, ótimo (até porque bebês de 1 mês dormem muito). Mas vá sabendo que vai dormir no meio do "caos".
Com 1 mês, agora ele não é mais recém-nascido, pode (e deve) começar a sair da redoma de vidro aos poucos.

– Começar uma rotina

Com 1 mês, o pediatra me liberou pra ir na pracinha com ele tomar sol de manhã. Então você pode estipular as horas das mamadas, o horário do sol, do banho, e fazer a mesma rotina diariamente. Lentamente seu filho vai começar a se adaptar àquilo, até às horas da soneca que você estipula. Esse é o momento pra ele entender que a vida tem uma ordem.
Veja: não estou dizendo pra você não fazer a livre demanda de leite materno. Se você quiser, tudo bem. Eu (pessoalmente) sempre preferi estipular horários, pra criança fazer uma adaptação, e ele sempre deu uma resposta muito boa. No começo eu marcava de 2 em 2h, porque ele era pequeno e tinha muita fome. Depois de um tempo passei pra 3 em 3h.

– Ter um ritual da hora de dormir

Que horas ele vai dormir? 20h? Então é essa a hora do ritual de dormir. Nessa hora, a luz é fraca, a TV é desligada ou baixinha, ou então, melhor ainda, uma musiquinha de ninar (Rodrigo sempre gostou muito disso).
Você pode dar um banho, fazer a shantala, se aconchegar nele, dar o peito até ele largar sozinho. Rapidinho ele vai começar a entender que aquela é a hora de relaxar.

Como tudo aconteceu comigo e com o Rodrigo:

Quando eu comecei a fazer essa rotina, demorou 1 mês pra ele entender e se adaptar de verdade. A "noite de sono" dele normalmente era por volta das 18h até 0h, onde ele dormia bastante e quase não mamava. Aí meia-noite ele ia acordando de 2 em 2h pra mamar, e eu ficava um caco.
Pra essa minha rotina ser implantada, houve um sacrifício da minha parte, onde de dia eu não podia dormir quando ele dormia, porque eu precisava colocar meu plano em prática. Mas com 2 meses e meio veio o resultado definitivo: ele passou a dormir de 0h até às 5:30h direto. Foi um alívio pra mim.
Hoje, com 4 meses, eu amamento ele às 21h e ele dorme direto até às 6 ou 7h da manhã do dia seguinte. É claro que às 0h eu troco a fralda dele e dou uma mamadeira com ele dormindo, só pra garantir minha noite de sono, mas valeu muito a pena ter pesquisado tanto e sofrido com a falta de sono. Vejo muitas mães por aí me falando: "Como você é sortuda! Meu filho tem 4 anos e ainda não dorme uma noite inteira."

E você? Como anda sua noite de sono com seu filho? Como conseguiu estipular uma rotina e ritual de dormir?

Princípios montessorianos para a educação do seu filho
Sobre a formação de leitores no Brasil
Quando meu filho vai parar de babar?

12 comentários
  • Miriam

    Mariiii!!
    Excelente post! Meu planejamento pra ter filhote ainda tá distante, mas esse assunto é de supra importância pra entender desde já que a questão do sono tem solução! (e isso tbm me preocupa, uma vez que se houvesse uma disputa pelo título de mais dorminhoca do mundo eu seria um páreo duro pra vc! hahaha)
    Que bom que deu certo! Lembro de vc comentando no primeiro mês… :)
    Feliz!! mega beijo!!

    [Reply]

    Mariana Cruz Reply:

    hahahahahaha é verdade… no primeiro mês foi tenso! mas agora melhorou muito! eu durmo normalmente agora :)
    bjinhus

    [Reply]

    Responder
  • Nique

    No primeiro mês sofri bastante tb, mas agora ela acorda bem pouco, só pra fazer xixi. Com nenhum dos 3 tive problemas pra dormir, dormem cedo e acordam muito cedo. Muito bom!

    [Reply]

    Mariana Cruz Reply:

    ai que delícia! espero que seja assim comigo tb até qd eu for mão ao cubo 😛
    bjos

    [Reply]

    Responder
  • Carla

    Mari, sempre fiz este ritual com o Pedrinho e a Manu. Com o Pedrinho n adiantava mt, pois ele acordava a cd 3-2-3 horas na madrugada. Já c a Manu, ela sempre dormiu a noite td depois de 1 mês de vida. Então cd bebê e de um jeitinho. Mas isto de mostrar p o bebe a hora do barulho( noite) e o sossego(noite) e mt importante. Adorei seu post!!! Bj grande

    [Reply]

    Mariana Cruz Reply:

    Nossa, mas acordava tanto por quê? Pra mamar?
    Acho que também tem a personalidade… O Rodrigo é um bebê bem calminho. A Manu deve ser também, né?

    Beijinhos :)

    [Reply]

    Responder
  • lilian

    que coisinha fofa, eu ajudava minha cunhada quando minha sobrinha nasceu, é bem complicado se adaptar e minha sobrinha já tinha um gênio difícil desde pequena foi difícil fazer ela se adaptar aos horários certos.

    [Reply]

    Mariana Cruz Reply:

    É… Essa variável do temperamento conta muito tb hehehehehe
    bjinhus :)

    [Reply]

    Responder
  • Robertha

    Mari, amei! Única coisa q não faço, mas começarei amanhã, é dar a mamadeira dormindo. O Rafael acabou d mamar e deve acordar por volta das 4/5h. Tentarei c o Matheus e amanhã te relato. Obrigada!!!!

    [Reply]

    Mariana Cruz Reply:

    E aí? Como foi?

    [Reply]

    Responder
  • Natalya

    Oi Mari! Que linda a sua página, adorei as cores ^_^. Olha, eu mal estou com 5 meses de gestação e já ouvi cada conselho! Uns absurdos e outros muito assustadores se forem reais kkkkk. Esse lance do sono mesmo, eu também fiquei preocupada, a forma que todos me falam sobre isso, desde a minha mãe à minha prima que recém teve seu bebê, parecem zumbis ambulantes! Sério! Eu tbm sou boa de dormir, se deixar eu durmo mesmo kkkkk…
    Eu li uma matéria no facebook, sobre o porquê do bebê não dormir a noite toda como seria o legal pra mamãe descansar… E é muito interessante. Eu já estou preparada psicologicamente pra estar de plantão e zumbi enquanto ele precisar desse tempo de noite ou de dia, porque é uma questão de sobrevivência do bebê. O "tanque" deles não comporta muito "combustível" e é por isso que eles dormem pouco e mamam mais vezes, acordam, choram… Como eu disse, ainda estou na primeira gestação, e talvez essa minha teoria toda vá por água a baixo kkkkk mas por enquanto to tentando focar assim.

    Beijos a você e ao Rodrigo!

    [Reply]

    Mariana Cruz Reply:

    hahahahahaha primeiro mês eu tb fiquei zumbi… realmente é bem por isso que os bebês acordam tanto… eles não tem reserva, por isso precisam comer toda hora… conforme o estômago vai crescendo e eles vão ganhando peso, a reserva aumenta e eles podem ficar dormindo por mais tempo… a natureza é mt sábia, não é?
    e não se preocupe, toda mãe passa por isso no primeiro mês, é normal… mas vc só não pode deixar isso se estender por mts meses, pq aí ninguém aguenta 😛

    bjos

    [Reply]

    Responder