BC Rotaroots: Internet Old School

Em 18.06.2014   Arquivado em Vida Conectada

Meus pais compraram o primeiro computador quando eu tinha uns 9 anos. Me lembro como se fosse hoje. Meu pai comprou os disquetes antes do computador e falou que se a gente focasse no produto final, a gente teria um computador até o final do ano. Naquela época, só as pessoas com mais poder aquisitivo (mais mesmo) tinham um computador em casa. Me lembro que eu tinha uma tia que tinha computador, e ela era a única de todas as pessoas que eu conhecia. Como todos focaram e abriram mão de presunto, refrigerantes e presentes caros no Natal, nosso primeiro computador chegou no final daquele ano, um 286 Itautec com Windows 3.11. Última geração!!! 😀

A internet. Ela é maravilhosa. Achei meu primeiro jogo de computador: Hexxagon

Foi mais ou menos em 1999 quando eu comecei a ter meus primeiros contatos com a internet Old School. Aquela internet discada, com discador iG, que você ficava piscando de tanto sono, esperando chegar meia-noite pra poder entrar com tarifa reduzida e fazendo promessa pra tudo que é santo se você conseguisse uma conexão decente.

Mesmo naquela época eu era uma das poucas que tinham internet. Me achava toda metida entrando no bate papo da UOL, cada dia com um apelido diferente pra ninguém descobrir quem eu era (recomendações da minha mãe), afinal, do outro lado podia ser um estuprador de menores.

Mais ou menos quando eu estava no 2º grau, várias pessoas começaram a ter acesso à internet. E não demorou muito pra surgir a nova febre: ICQ. Me lembro daquele som irritante se repetindo incansavelmente no meu quarto, enquanto eu me apressava catando milho pra responder todo mundo. As pessoas naquele tempo não tinham muita paciência de esperar uma resposta, elas achavam que você só ficava do outro lado da tela exclusivamente pra elas. Ainda bem que isso mudou, porque me irritava muito! Bloqueei muitas pessoas que davam ataque porque eu demorava a responder! hahaha…

Se alguém quiser me adicionar no ICQ, eu lembro meu número até hoje! 95396620 (acho que é isso) 😛

Um outro vício da minha internet Old School foi o meu primeiro contato com jogos online. Ultima Online, pra ser mais exata. Era um mundo medieval, onde você escolhia uma profissão e treinava pra ser o melhor e ganhar muito dinheiro. Virei muita noite treinando boneco pra ficar forte. Ganhei muita armadura, cavalo, casa, só porque eu era uma menina de cavalo e armadura rosa no meio de um monte de cuecas… hehehehehehe…

E por último, mas não menos importante, os blogs. Logo que eu comecei a acessar a internet eu descobri os blogs. Na época, meu primeiro blog foi na Weblogger, que hoje nem existe mais. Depois migrei pro blogspot. Sempre fazendo blogs anônimos pra ninguém descobrir quem eu era, usava esse espaço eletrônico como um diário virtual mesmo, pra desabafar. E olha, pra quem não viveu aquela época, eu digo: sinto muito. As pessoas tinham o prazer de entrar uns nos blogs dos outros simplesmente pra ler o que a pessoa estava desabafando e comentar sobre. Nem se usava muitas imagens naquela época. Ninguém monetizava blog. Era o puro amor por blogar.

Embora minha internet caísse a cada 15 minutos, eu digo: sinto muita falta dessa época! <3

  • Winnie

    Em 18.06.2014

    Época de o telefone viver ocupado no final de semana, vício de MSN e flogão…
    Boas lembranças…

    [Reply]

    Mariana Reply:

    nossa… flogão… nem lembrava mais…

    [Reply]

  • Karolina Santana

    Em 18.06.2014

    Olá Mariana, meu irmão mais velho comprou um computador lá pra casa quando eu era criança também, um Macintosh LC usado, que um chefe do trabalho dele vendeu. Achava o máximo ter computador em casa, e quando a febre do ICQ começou eu fiquei simplesmente viciada. Me lembro de levar 1 dia inteiro para baixar um arquivo de música.
    Sinto falta da época quando ter blog não era profissão, e sim hobbie.
    brande beijo

    [Reply]

    Mariana Reply:

    nossa, bem lembrado hahahahahaha… a gente levava uma eternidade pra pegar 1 música 😛
    é… eu tb sinto falta desse tempo bom de blog <3
    bjos

    [Reply]

  • Thais

    Em 18.06.2014

    Ai gente, esses discadores, esses icqs,olha enchem de amor meu coração. Era uma época que a gente se contentava com tão pouco =(

    [Reply]

    Mariana Reply:

    hahaha #fato

    [Reply]

  • Fabiano

    Em 18.06.2014

    Caramba. Sem querer caiu neste post.. e que surpresa! Ontem estava conversando com um amigo justamente sobre esses tempos. Dá saudades mesmo. Tudo que tu falou no post eu vivenciei, só que com outras coisas a mais também… Além do que tu já relatou, também acessava o mIRC/IRC/Scripts (lembram??); baixava músicas diretamente de sites (html) sem ajuda de nenhum programa, mas tempos depois migrei para o Napster (P2P), que era ótimo. Aquele “somzinho” de conexão da internet discada, hoje, é sinônimo de “tempos felizes”. Tempos depois, peguei o sucesso do provedor Super11 – que era 0800 e com muito custo, conseguia me conectava durante o dia. Do meu grupo de amigos, apenas eu e mais dois tínhamos pc em casa. Jogos, nossa, que saudade: Alone in the Dark, Doom, Prince of Persia e World of Warcraft eram os que mais jogova no pc – além dos clássicos como paciência e o tetris que também são a cara da minha mãe. rsrsrsrs. Tempo bom aquele. Era simples, mas era feliz. Valeu pelo post… Ah, ainda tenho o meu acesso ativo do ICQ :D… Também usei o MSN Messenger (ainda em 1999 quando lançaram nos EUA, na época tinha um amigo que morava lá e meu deu a dica), mas na mesma época conheci e gostei muito do Odigo (único até para os dias atuais). Creio que poucos lembram dele. Vocês também lembram daqueles CDs de instalação dos provedores/discadores: UOL e ZAZ (hoje é o Terra) que eram enviados junto com as revistas. Buscadores: AltaVista, Cadê e Google (lá em 1999-2000 até hoje o meu preferido). Enfim, vamos parar por aqui porque isso deu saudades – e percebi o quanto estou ficando velho 😀

    [Reply]

    Mariana Reply:

    hahahahahahahaha… que nostalgia! bons tempos :3

    [Reply]