Butterfly Soul
Rascunho Literário
Guia para Mamãe de Primeira Viagem
BS no Youtube

Deixa ele ser criança!!

Eu tinha comprado um presente super legal de Natal pra ele. Afinal, quando se tem 6 anos é claro que você acredita em Papai Noel e deseja ganhar muitos presentes. Ele sempre foi um bom menino, e eu tinha comprado o melhor presente que podia.

Cheguei em casa com o presente e fiquei tão feliz que liguei pra mãe pra contar. "Olha, comprei o presente X! Não compra esse pra não ficar repetido!" Eu sabia que ele queria muito aquilo.

Na semana seguinte eu fui visitá-lo. Ia levá-lo ao cinema. Assim que eu cheguei, ele já veio falando: "Minha mãe me contou que você comprou X pra mim! Obaaaa!" Sinceramente, meu coração murchou. Era um misto de tristeza, raiva, rancor, sei lá. Como assim? A mãe dele estragou tudo!

Fui conversar com a mãe dele: "Por que você contou o que eu tinha comprado?" E Ela respondeu: "Ele nunca acreditou em Papai Noel. Ele sempre escolheu um presente e a gente comprou."

Nossa! Quem sem graça! Deixa o garoto ser criança!

Fato 1: É cruel impor a uma criança que fantasias não existem de verdade e tratar como um mini adulto. É saudável uma criança acreditar em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Hogwarts ou seja lá o que for! Faz a infância ser mágica, e depois quando você cresce e se lembra, é com um sorriso no canto da boca.

Fato 2: Ok. Você não concorda comigo e não quer que seu filho acredite nessas coisas. Eu tenho que respeitar, embora não concorde. Mas precisava estragar a surpresa do presente? Ninguém nem me deu a chance de dizer: "Olha, aqui tem um presente!" E ver o rosto dele se iluminando e abrindo o pacote e tendo aquela surpresa.

Por que as pessoas fazem isso? É muito azedume, é muita falta de sensibilidade.

Estou sem palavras. Fim da história.

Princípios montessorianos para a educação do seu filho
Sobre a formação de leitores no Brasil
Quando meu filho vai parar de babar?

8 comentários
  • clay

    É complicado isso, não tenho filhos, mas sei lá acredito que serei assim também quando tiver, deixar claro a realidade hahaha

    Aqui em casa as crianças acreditam em tudo até fada do dente,e não estrago isso pq não sou eu que crio rs vou la e coloco moeda debaixo do travesseiro e acho lindo a reação deles contando sobre

    beijos beijos

    [Reply]

    Mariana Reply:

    aiii que delíciaaaaa… eu nunca acreditei em fada do dente, mas acho que vou fazer meus filhos acreditarem hehehehehehehe
    bjos :)

    [Reply]

    Responder
  • Aninha

    Acho que não é atoa que adoro seus posts! Porque sempre tem opiniões e vejo que "não sou de outro mundo" por pensar assim também!
    Uma das partes maravilhosas de ser criança é acreditar em toda essa fantasia. Eu me lembro de uma forma tão gostosa de quando eu acordava na manhã do Natal, e o "papai noel" tinha deixado meu presente lá. E de ficar olhando pro céu e tentando achá-lo no flagra também, hehehehehe.
    Mas com relação a contar pra criança o que você comprou, acho que foi meio "sacanagem", pq né? Tudo bem, a criança não acredita nessas coisas. Mas pelo menos ele poderia ter tido a surpresa ao abrir o presente, sem ficar sabendo antes.

    Agora, tem o outro lado da moeda também: Minha afilhadinha tem 4 anos. Quando ela tinha mais ou menos 2 anos, meu tio (é minha afilhadinha e prima) acordou bem cedo, fez patinhas de coelho com tinta guache na casa, para ela seguir o coelhinho da páscoa e encontrar os ovos.
    Ela acordou, e olhou pras patinhas do coelho. Meu tio falou: "Vai lá procurar seu ovo, o coelhinho da páscoa deixou aqui pra você."
    Ela simplesmente virou pra ele e disse: "Isso aí é tinta!"
    Hehehehehehe… Tipo, foi nem um balde de água fria, foi um balde de gelo nele! Mas ela é tãoooo esperta, que às vezes a gente subestima, sabe? Mas apesar disso, eu acho super importante estimular a imaginação, que é uma das melhores coisas em ser criança. Sempre que posso estimulo ela a imaginar e brincar bastante! 😀
    Beijos!

    [Reply]

    Mariana Reply:

    hahahahahahahaha… eu ri com seu comentário… realmente às vezes as crianças nos surpreendem… se ela pensa por esse lado: "é tinta!" então tudo bem! mas o pai fez a parte dele e tentou 😛
    a criança mesmo vai mostrando que está crescida ou esperta o bastante pra essas coisas…

    bjinhus :)

    [Reply]

    Responder
  • claudia

    Essas fantasias fazem parte da infância e não existe nada melhor do que a surpresa de receber algo que você queria muito!
    Essa é a verdadeira 'magia'. Eu realmente gostei do post!
    Beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com.br/

    [Reply]

    Mariana Reply:

    obrigada :)
    bjinhus

    [Reply]

    Responder
  • Luly

    Eu fico meio chocada com quem fala que a criança acreditar nessas coisas é mentir pra ela… Gente, CRIANÇAS, não dói nada dar aquela ilusão de que existem essas coisas mágicas. Eu lembro que quando minha mãe ia me contando que isso ou aquilo não é de verdade eu ia lá e sempre ajudava ela a continuar com as fantasias da minha irmã… E eu ficava triste quando algum coleguinha que não acreditava mais vinha me zuar por eu ainda acreditar.
    Concordo com você, criança tem que ser criança e ponto!

    [Reply]

    Mariana Reply:

    ahahaha é mesmo… vc me fez ter a lembrança de que eu fazia isso com minha irmã tb :)
    nós temos quase 6 anos de diferença, então eu já não acreditava mais, mas não contava pra ela hehehehe
    bjos :)

    [Reply]

    Responder