Detalhes que fazem toda a diferença…

Em 18.09.2013   Arquivado em Decoração

Lembro de uma coisa bem marcante que aconteceu comigo quando eu estava nos primeiros períodos da faculdade de Arquitetura.

Tinha uma amiga que era de fora do estado, e tinha passado pra federal do RJ, então os pais dela alugaram um ap de 1 quarto pra ela em Copacabana pra ela morar enquanto fazia faculdade. Só que quem conhece os aps de Copacabana, sabem como a grande maioria é acabamento beeeeeem antigo, lá pra década de 50. Ou seja, super cafona.

Ela entrou pra morar num ap cafona, mas quando eu fui visitá-la pela primeira vez, eu entrei no apartamento mais lindo que eu já vi na minha vida até hoje. Pra onde quer que você olhasse, tinha um detalhe interessante que fazia você ficar observando e querer perguntar pra ela onde ela arrumou aquilo.

Agora você deve estar pensando que o ap dela só tinha móvel chique e que ela quebrou o ap todo pra colocar acabamentos modernos. Mas não! Os acabamentos eram os originais. Na sala, era um colchão bem comprido cheio de almofadas coloridas em cima que fazia o papel de sofá. Dois pufes com rodinha faziam o papel de mesinha de centro, ou quando não estavam sendo usados, ficavam embaixo de um aparador pra não atrapalhar o caminho. A parede era cheia de ilustrações dela e de amigos, fotos, tudo colado na parede com fita adesiva, medido milimetricamente (coisa de arquiteto). A cozinha era uma fofura, toda branquinha de póa preto e detalhes de cerejinha, que ela mesma tinha feito. Nada ali custava muito dinheiro, mas pra todo lugar que você olhava, tinha um detalhe que te prendia. Naquele dia eu comecei a aprender que são os detalhes que fazem a diferença em uma casa.

Por esse motivo, hoje eu separei pra vocês algumas fotos de detalhes interessantes, que não custam quase nada pra você executar, mas vão fazer toda a diferença na sua casa! 😉


Uma escada com pátina envelhecida sempre vai bem em um banheiro. Acho lindo! Teria aqui em casa se o acabamento combinasse. Pena que não combina… Snif!


 Uma gavetinha que vira prateleira com porta perfumes. Achei a ideia genial! Vou fazer um aqui pro meu quarto!


 Garfos que viram suportes para pano de prato. É só ter um alicate em casa que você consegue fazer um desses!


 Vidrinho de azeitona / alcaparra / maionese que pode ser usado pra colocar vela e criar um ar romântico no quintal. <3


 Aqui no RJ varões de cortina como esse são bem baratos, você consegue comprar de 1m por R$9,90. Nesse caso é só medir o tamanho que você quer e cortar o varão, pendurar os suportes, e tá pronto! \o/


 Uma lâmpada queimada pode virar um ótimo vasinho de planta. :)


 Esses também são super fáceis de fazer, com potes de vidro e um pedacinho de madeira que você ia jogar fora.


 Eu amo plantas! Achei genial esse vaso de vidro, nunca pensei que pudesse criar uma plantinha dentro desse vaso. Quero saber qual espécie de planta é essa, quero um vaso igual a esse aqui em casa! 😮


 Com feltro e uma máquina de costura, em uma tarde você renova os banquinhos da sua casa!


 Acabamentos para a janela fazem muita diferença no visual do quarto. Parece um supérfluo mas deixa outra cara. Pra quem não tem muita habilidade, pode chamar um profissional pra instalar (tem de gesso, de madeira, até de um material parecido com isopor eu já vi). Quem acha que pode instalar sozinho eu também não vejo problema. Eu instalaria aqui em casa o de madeira sozinha, assim economizaria na mão de obra do instalador… hehehe…


 Esse escritinho deu todo o charme na porta. As visitas já entram felizes na sua casa!


 Paredes com fotos lindas e fáceis de fazer! É só colocar a imaginação em prática!

E aí gostaram? A maioria das fotos que eu postei dá pra executar em casa mesmo, aproveitando materiais. :)

  • Mari

    Em 18.09.2013

    Amei! Adoro esses detalhes originais e ideias criativas para a decoração.

    [Reply]

    Mariana Cruz Reply:

    deixa o rodrigão nascer, vou colocar várias dessas ideias em prática aqui em casa :)
    bjos

    [Reply]