Butterfly Soul
Rascunho Literário
Guia para Mamãe de Primeira Viagem
BS no Youtube

Ensinando meu filho a escovar os dentes

Se tem uma coisa que eu me preocupo é com a escovação do Rodrigo. Ele tem poucos dentes ainda (no momento, 5) mas quero que ele adquira o hábito da escovação desde cedo. É muito triste quando uma mãe precisa obrigar o filho a escovar os dentes, e em alguns casos (tristemente eu já vi) apertar o rosto da criança pra ela abrir a boca e escovar contra a vontade dela. Não quero julgar essa situação porque eu nunca passei por esse problema e não sei como eu reagiria, e sei que tem uma hora que você está tão de saco cheio que dá vontade de abrir a boca da criança mesmo. Mas pra evitar isso eu resolvi fazer uma "experimentação" com o Rodrigo. Acho que nunca é demais você tentar todas as ideias malucas que vêm na sua cabeça, porque vai que dá certo?!

Eu ganhei um trio de escovas de dente e gengivas para bebê de uma amiga. Ela trouxe de fora do país, nunca tinha visto nada igual por aqui. São 3 escovinhas bem diferentes, mas a que eu uso com o Rodrigo no momento é essa aqui embaixo da foto. (Desculpem a falta de foco, ainda estou aprendendo a regular minha câmera nova)

Ela tem as cerdas de borracha, não é nylon. No pacote diz que essa é a escova ideal quando tem poucos dentes, porque ela escova os dentes, escova a gengiva aliviando o nervoso de estarem nascendo outros, e dá pra escovar a língua também.

Então eu coloco a pasta de dente e ele já abre a boca, já sabe, o danadinho! Eu escovo os dentinhos, a gengiva e a língua, ele fica fazendo caras de nervoso, depois entrego a escova na mão dele pra ele mesmo escovar do jeito dele, descobrir a escova e criar uma relação boa com a hora de escovar os dentes.

Tem dado certo! Ele morde a escova pra lá, esfrega na gengiva pra cá, chupa a pasta de dente. Do jeito dele, ele está descobrindo a escovação. Normalmente eu faço isso antes de dar banho, porque ele se baba todo, esfrega a escova com pasta na bochecha porque errou o buraco da boca… Hahaha… Enfim. Antes de dar banho não tem problema. Depois eu lavo o bebê e fica novo de novo! 😛



Espero que essa atitude minimize meus estresses da escovação com o Rodrigo e que futuramente ele não fique fugindo de escovar o dente ou fingindo que escovou. Mas se essa ideia maluca vai dar certo, só vou saber beeeem mais tarde!

Queria saber como é com vocês. Vocês com filhos pequenos, como é a hora da escovação? É estresse? É tranquilo? Eles já sabem as horas que precisam escovar sozinhos? Eles têm a iniciativa de escovar?

Princípios montessorianos para a educação do seu filho
Sobre a formação de leitores no Brasil
Quando meu filho vai parar de babar?

4 comentários
  • Miriam

    Bacana a escova, Mari! Será que existe alguma similar no Brasil?
    Agora, fiquei na dúvida, vc coloca pasta de dente comum? Essas pastas de dente infantis não dá problema da criança engolir?
    Bjim!

    [Reply]

    Mariana Reply:

    Oi Mi. Eu não sei se existe no Brasil. Acho que não (pelo menos nunca vi). Essa escova veio da Alemanha…
    E a pasta de dente que usa é própria para bebês. Eu uso, no caso, a Malvatrikids Baby, e pode engolir à vontade. Nessa época nem usa água pra escovar o dente, é só a pasta na escova e depois ele engole tudo e eu seco a boca dele com uma toalhinha hehehehe…
    Beijos!

    [Reply]

    Responder
  • Natalya

    Que lindo! Mari, com qtos meses o Rô delícia começou essa experiência? Quero fazer assim tbm com meu Ítalo.

    Adorei o post.

    Beijo!

    [Reply]

    Mariana Reply:

    eu comecei com 5 meses, que foi qd eu comecei a escovar a gengiva dele, ainda sem dente… na verdade o pediatra indicou a escovação a partir do 5º mês e eu resolvi fazer isso!
    tenta com o seu sim… acho q vale a pena a gente tentar de tudo pra ver o que rola hehehehe
    bjos :)

    [Reply]

    Responder