Estou em rehab. Um dia de cada vez.

Em 23.02.2015   Arquivado em Pessoal

Ano passado quando o ano começou, eu falei pra mim mesma que aquele seria o ano das realizações. E realizei quase todas as metas que tinha imposto para mim mesma. Fiz um post falando brevemente sobre o que eu realizei em 2014, mas sem entrar em maiores detalhes.

No começo desse ano eu falei pra mim mesma que esse seria o ano do foco!!! Fiz um post dizendo que não ia compartilhar minhas metas a alcançar pra vocês, mas dei algumas dicas de como traçar metas de maneira eficaz.

Agora venho compartilhar um pouco sobre uma das metas que eu tracei e incluí no desafio de 30 coisas a fazer antes dos 30 anos. Meta 14: Emagrecer.

Eu não coloquei no vídeo do desafio uma quantidade de quilos, apenas que queria emagrecer. Assim continuo agora. Não quero colocar uma meta de perder 10, 20 ou 30 quilos, porque se eu fizer isso, vou entrar em parafuso.

Fui à consulta com nutricionista e endócrino, e já estava com tudo nas minhas mãos pra começar a reeducação alimentar desde o ano passado, mas nunca dava o pontapé inicial. Fiquei mais de 6 meses na verdade, com todos esses papéis nas mãos, sem fazer nada, sem coragem de começar.

Quando o ano estava acabando, eu achei que o dia 1º de janeiro seria decisivo pra eu começar a dieta, mas não foi. Achei então que ia começar na próxima segunda-feira, o que também não aconteceu. A verdade é que virada de ano e segundas-feiras não valem de nada, se a gente não tem a força de vontade interior.

O pontapé inicial foi eu ter olhado pro espelho triste da vida por não caber em nenhuma roupa do meu guarda-roupa e saber que eu era mais do que um monte de banha, estria e celulite. Quando eu me olhei e falei que eu não queria mais ser assim é que tudo começou a mudar. É claro que todo mundo fala pra eu pegar leve comigo mesma porque passei por 2 gestações, uma em cima da outra, praticamente. Mas a verdade é que o pegar leve comigo mesma é não me colocar uma meta inalcançável em um tempo recorde. O que eu estava fazendo comigo mesma não era pegar leve: era desleixo.

Hoje eu completo o 30º dia de reeducação alimentar, e agora também começo uma nova fase: da atividade física. Eu estava tentando caminhar / correr pelas ruas aqui em volta da minha casa, e nos dias que eu não tinha pique pra sair, fazia dança aqui mesmo. Mas a verdade é que eu sabia que não estava na frequência que deveria, nem no ritmo que deveria. Então tomei essa decisão de entrar na academia, mesmo me apertando muito de dinheiro, porque eu sei que é ela que vai me ajudar a perder mais rápido e me manter durinha, sem ficar com pelanca.

Eu só me pesei no consultório da nutricionista, não me pesei em casa. E nem vou. Um dia eu estava saindo pra caminhar e tive a tentação de entrar na farmácia pra usar a balança de lá, mas ainda bem que estava desligada. Ficar se pesando o tempo todo só traz neura, nervosismo e ansiedade. Quero focar no hoje e deixar a balança pra nutri. Estou como uma viciada em reabilitação: só por hoje eu não saí da dieta, só por hoje eu não comi doce, só por hoje eu estou vencendo a preguiça e indo me exercitar. Focar no hoje, no que eu posso e aguento hoje é mais fácil do que focar no final, que parece tão distante e inalcançável.

Muitas vezes, pessoas que me amam vieram conversar comigo sobre minha saúde e meu peso extra. Vieram consolar meu choro. Vieram me aconselhar e orientar. Mas embora eu soubesse que elas estavam certas, eu não tinha força pra colocar em prática. E isso ninguém podia fazer por mim. Essa mudança tem que vir de dentro, tem que ter um start. E esse start é diferente pra cada um de nós. E mesmo com esse start, não é fácil continuar. É fácil voltar pra zona de conforto, é fácil voltar pro sofá e pegar o controle.

Mas por outro lado, quando vencemos isso e vemos os primeiros resultados, ficamos mais animados pra continuar, porque vemos que nosso esforço não é em vão. Por isso, estou em rehab. Um dia de cada vez.

  • Chell

    Em 23.02.2015

    “A verdade é que virada de ano e segundas-feiras não valem de nada, se a gente não tem a força de vontade interior.”

    Sempre acreditei que se você quer mudar, mude AGORA. O momento certo é o presente, e nada pode ser melhor que isso. Marcar um dia pra começar dieta, corrida, qualquer coisa, acho que não funciona. Se você está disposto, esteja hoje =D

    Adorei seu texto Mari! O mais difícil mesmo é você arrumar a coragem. Te garanto que ela não vem fácil, todo dia de exercício é uma briga com o corpo e a cabeça, mas o negócio é manter o foco! =D força na perucaaa!

    [Reply]

    Mariana Reply:

    isso aí!!! estou bem focada… vamos ver o quanto eu aguento hahahaha
    bjos

    [Reply]

  • Juliana

    Em 23.02.2015

    Fico muito feliz por você, Mariana! O importante é se sentir bem consigo mesmo, é claro que prezando pela saúde. Você tem potencial, você consegue. Eu nunca tinha pensado dessa forma do “hoje” e achei incrível! Está certíssima! Estou na torcida :)
    Vou te dar uma dica que funciona por mais de 3 anos comigo, malhar de manhã assim que acordo. Não sei se a disposição é igual pra todos, a maioria prefere à tarde ou noite, mas pra mim funciona melhor de manhã porque não dá tempo de pensar em nada, apenas de IR! Quando é de noite, eu tenho o dia inteiro, de manhã é aquela coragem: DE NOITE TEM TREINO! De tarde já começa a diminuir: EITA, DE NOITE TEM TREINO NÉ? =/ E quando chegava na hora H do treino dava aquela vontade de correr pra casa e dormir xDDD Enfim, só uma coisa que talvez ajude :)

    Beijos!

    [Reply]

    Mariana Reply:

    hahahahaha eu tb estou fazendo de manhã, porque tem mais disposição e pq a academia está mais vazia 😛
    bjos

    [Reply]

  • Diário de uma iniciante na academia #01 | Blog da Mariana Cruz

    Em 23.02.2015

    […] viu esse post aqui, viu que só por hoje eu não comi chocolate. Rs… Mas a minha rehab está só começando, […]

  • Michelle Agda

    Em 23.02.2015

    Pois é Mariana, fazer planos e metas de ano novo é fácil, o difícil é cumprir! Desejo muita sorte nessa caminhada de sua vida. E não esqueça de contar para os leitores de seu blog como está sendo 😉

    [Reply]

    Mariana Reply:

    eu tenho contado algumas coisas… mas vou fazer um post mais detalhado, pode deixar 😉
    bjos

    [Reply]