Butterfly Soul
Rascunho Literário
Guia para Mamãe de Primeira Viagem
BS no Youtube

Gilmore Girls: um ano para recordar [COM MUITOS SPOILERS]

Antes de começar a ler esse post, aperta o play aqui e chora comigo escutando essa musiquinha especial da Carole King! <3

Eu amo como essa série tem tantos detalhes! Carole King que canta a música de introdução, depois aparece durante a série como a dona da loja de música que ajuda Lane e Zack a se acharem musicalmente.

Pra você que é super fã de Gilmore Girls como eu, que cresceu vendo os dramas familiares entre Emily, Lorelai e Rory com certeza virou a noite assistindo a nova temporada da série: Um ano para recordar.

Desde que a nova temporada foi anunciada eu entrei em histeria. Isso porque realmente muitos fios tinham ficado soltos, e quem acompanha uma série por tanto tempo fica frustrado por ter investido tantos finais de semana em vão. A autora, Amy Sherman-Palladino tinha falado que artisticamente o ciclo não tinha se fechado, e por isso tinha a necessidade de finalizar. E foi isso que a Netflix fez lindamente pra gente.

Pra começar, eu duvidei de que realmente haveria uma Stars Hollow de novo, já que há tanto tempo a série tinha acabado, mas eles reconstruíram tudo, cada detalhe… O quarto da Rory, a casa, a Stars Hollow inteira, o Luke's, tudo. Até a mansão dos Gilmore, Chilton… Acredito que a mansão dos Gilmore e Chilton sejam construções que existem e eles alugavam pra usar, como fizeram novamente, mas a Stars Hollow é uma cidade cenográfica.

A princípio eu estranhei um pouco. A gente se acostuma a ver as pessoas com aquele rosto imutável, e rever os atores depois de tantos anos, mais velhos e mudados me causou estranheza. Miss Patty perdeu muito peso e ficou irreconhecível, eu tive que dar pausa pra ter certeza que era ela de verdade. Emily perdeu muito peso também e eu tive uma visão que ela estava realmente debilitada na série. Os anos finalmente começaram a aparecer, mesmo que bem sutilmente, pra Lane (que deve comprar cosméticos na mesma loja da Paula Toller), e a voz da Sookie??? Eu achei tão diferente!!! Na única cena que ela apareceu eu achei que a voz dela não estava mais fechando harmoniosamente a vibe que ela sempre trouxe. Mas enfim… De qualquer maneira, isso não interferiu no conteúdo da série de maneira nenhuma, que foi maravilhoso.

A autora falou que o ciclo precisava fechar, e pra mim, fechou. Pense bem: algumas amigas minhas surtadas como eu querem outra temporada, mas credito que isso não vá acontecer. Primeiro porque a teoria do 1, 2, 3 estava verdadeira. E qual seria essa teoria?

Teoria do 1, 2, 3

Ela está na primeira temporada, episódio 20: “P.S. I Love…”. Lorelai e Rory brincam, dizendo que você tem 3 tentativas para achar a pessoa que vai ficar com você. Você pode deixar passar a 1, pode deixar passar a 2, mas se fizer isso, está invariavelmente presa ao 3.

Com a Lorelai, foi exatamente assim: passou o cara 1 e 2 e ela dispensou. Depois o Luke apareceu pra servir café e a própria Rory fala que o Luke é o 3, mas elas ignoram. No final de todas as temporadas, com quem ela fica? Luke. Ou seja, está presa a ele.

Para a Rory, mesma coisa. Namorado número 1: Dean. Ela deixou passar. Namorado número 2: Jess. Ela não deixou ele passar porque tecnicamente ele foi embora, mas acabou e deixou o fio solto. Então invariavelmente ela está presa ao número 3: Logan.

Minha teoria para o final da série

Durante todo o tempo de namoro entre Rory e Logan, ele e Christopher tiveram um ótimo relacionamento. Tanto que o próprio papis falou pra filha que gostava muito do pretendente. Por que isso? Porque eles são exatamente iguais. Mesmo "berço de ouro", mesma personalidade mais ou menos, ou seja, gosta muito mas não tem coragem de peitar e assumir.

Quantas vezes Christopher não teve coragem de assumir a Lorelai e a filha? Tanto que durante a série em muitas ocasiões Lorelai dizia que sabia que eles se gostavam mas ele não estava preparado.

Mesma situação entre Rory e Logan: eles se gostam, mas ela acha ele imaturo. Eles têm uma conexão muito boa, tem muita amizade, como os pais dela. Mas ela não aprova as atitudes de rebeldia do Logan, e em certa altura da série ela e Mitchum concordaram com isso.

Eu acredito que ali a história está se repetindo. O filho é do Logan, que vai casar com a outra mulher pra cumprir a dinastia e não vai ter o timing de assumir a Rory, como o Christopher nunca teve o timing pra assumir a Lorelai. Rory vai criar a filha sozinha (sim, acredito que seja mais uma Gilmore Girl) e vai construir com ela o mesmo relacionamento que teve com a mãe.

Outra coisa: quando Jess voltou nessa última temporada ele falou pro Luke que tinha superado a Rory mas saiu da casa e ficou olhando ela pela janela na hora eu pensei: Luke está para Lorelai assim como Jess está para Rory. Ele sempre vai amá-la, sempre vai haver essa confusão desse triângulo entre Rory, Jess e Logan, e em algum momento, anos depois eles finalmente vão se acertar, Jess vai aceitar a filha da Rory com o Logan e vai ter um carinho como se fosse sua.

Minha teoria é comprovada por 2 coisas:

1- Rory e Logan ainda estavam tendo um "relacionamento", mesmo que ele estivesse noivo de outra. E quando ela disse que não queria mais ele fechou um hotel e passou uma última noite com ela. E foi aí que a nova Gilmoe Girl foi feita.

2- Um pouco depois a própria Rory vai até o escritório do Christopher e pergunta como ele se sentiu sabendo que a Lorelai tinha criado ela sozinha. E a resposta dele foi que não tinha ir contra as decisões dela, que ela era uma força da natureza, que ela ia e todo mundo tinha que acompanhar o ritmo dela, e que ela fez um bom trabalho e que as coisas foram como deveriam ser.

Agora sim, o ciclo fechou.

Pra mim, tudo ficou claro, apesar de eu ter surtado inicialmente com a última cena, onde a Rory conta pra Lorelai que está grávida e a tela fica preta. Eu chorei por uns 10 minutos até conseguir parar pra pensar nessas coisas. Aí eu me acalmei.

Pode até ser que tenha uma outra temporada lá na frente, daqui há 15 anos, mostrando ela e Jess casados, Logan com filhos de outra pessoa… Mas… Vamos esperar passar mais uns 15 anos, sabe?? Vamos dar um tempo pra ter o que contar de verdade, como aconteceu dessa vez.

E vocês? Concordam comigo ou têm outra teoria?

Pra você que é do Rio:
Fãs da série ‘Gilmore Girls‘ vão recriar a cidade de Stars Hollow na Zona Norte do Rio

{Série} Gilmore Girls
{Série} Downton Abbey
{Série} Unbreakable Kimmy Schmidt