Butterfly Soul
Rascunho Literário
Guia para Mamãe de Primeira Viagem
BS no Youtube

{Livro} Um mais um – Jojo Moyes

Ficha Técnica Título: Um mais um
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580576542
Páginas: 320
Categoria: Romance
Ano: 2015

Sinopse: "Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou.

Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?

Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.

Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário."


Minha classificação : Minha opinião: A princípio, eu não estava interessada nesse livro especificamente. Tinha lido "Como eu era antes de você" e me identifiquei com a autora, por isso quis ler todos os títulos publicados dela. Acabei escolhendo "Um mais um" pela sinopse do livro, que foi bastante interessante.

Jess vive a vida que muitas de nós vivemos. Ela sonhou com uma vida quando adulta, mas se deparou com a realidade bem diferente. Seu marido foi embora e nunca mais voltou, e ela ficou sozinha com dois filhos pra criar. Por ter largado os estudos quando jovem por causa da gravidez, ela não tem a profissão que sempre sonhou. Ao invés disso, trabalha como faxineira com uma amiga, limpando casas de granfinos. E nas horas (não) vagas, trabalha como atendente em um bar pra complementar a renda, que nunca está completa.

Jess e seus filhos vivem no limite da miséria. Deixam de pagar uma conta pra pagar outra. Não têm dinheiro pra nada. Mas ela não quer cobrar Marty pelas pensões atrasadas, afinal, ele não está numa boa fase. Marty havia perdido o emprego e desde então havia tentado várias coisas, e nenhuma dava certo. Coitado, morava com a mãe e estava sendo sustentado por ela. Por isso ela não podia pedir nada nesse momento. Talvez quando ele melhorasse.

Será que essa história soa familiar? Quantas de nós não passamos por isso? Foi exatamente esse contexto de Jess e dos filhos que me pegou de jeito e me fez comprar o livro. E realmente é uma história emocionante.

Embora eu já meio que tenha sacado o final da história nos primeiros capítulos (odeio quando acontece isso) mesmo assim toda a jornada foi maravilhosa. A maneira como Jojo escreve é muito boa, ela deixa uns ganchos que prendem a gente de um jeito que não dá pra parar de ler. E foi exatamente isso que aconteceu comigo!!! Li o livro em 1 dia e meio.

Entrou pra lista dos meus favoritos! Recomendo a leitura!


Alguns trechos do livro:

"Jess Thomas, a mulher que sempre dava um jeito, que passava a vida dizendo às crianças que “ia dar tudo certo”, não estava conseguindo fazer aquilo dar certo."

"Porque sabia que algo acontecia com uma criança quando a mãe não a abraçava nem lhe dizia o tempo todo que ela era a melhor coisa do mundo (…). Porque, ainda que um filho leve pedrada do mundo inteiro, se ele tiver o apoio da mãe, ficará bem. Lá no fundo, saberá que é amado."

"A lei da probabilidade combinada com a lei dos grandes números estabelece que, para vencer as dificuldades, de vez em quando temos que repetir algumas vezes um acontecimento para conseguir o resultado almejado. Quanto mais se faz, mais perto se chega. Ou como explico para minha mãe, às vezes, basicamente, só precisamos insistir."

"As escolhas que você fizer agora vão determinar o resto da sua vida."

"Quando a pessoa dá duro para chegar a um lugar, é muito bom mostrar aos outros de onde ela é."

A HERANÇA DE ANA BOLENA, de Philippa Gregory | Rascunho Literário
PROMETO FALHAR, de Pedro Chagas Freitas | Rascunho Literário
A IRMÃ DE ANA BOLENA, de Philippa Gregory | Rascunho Literário

12 comentários
  • Aninha

    A Jojo sempre me surpreendeu. Por enquanto eu só li o Como Eu Era Antes de Você e mesmo depois de 2 anos de ter lido ele, ele ainda continua sendo um dos meus preferidos por causa do estilo único da Jojo. Fiquei super curiosa em ler este! A Jojo consegue pegar história que acontecem ao nosso redor no dia a dia (jamais deixando de retratar relacionamento abusivos e atos machistas) e retrata-las de forma única para refletirmos sobre isso.
    ?
    Desculpe por não responder o seu comentário lá no Madly Luv sobre aquele meu post sobre relacionamento abusivo… O meu sistema de notificação de reply por e-mail deixou de funcionar (mas eu já resolvi, porém agora só funciona para caso comente de novo, haha). Então resolvi agradecer por aqui, hehe. Muito obrigada pelo seu apoio e suporte, Mari. E sei o quanto é difícil esta fase pós término de um relacionamento nada saudável. Mas tudo há o seu tempo. ♥

    Beijocas e sucesso!

    [Reply]

    Mariana Reply:

    oi aninha!! concordo muito em relação à jojo, ela é maravilhosa e sabe fazer as coisas simples virarem um livro maravilhoso <3

    e sem problemas em relação ao comentário… 😉

    bjinhussssssssss

    [Reply]

    Responder
  • Juliana

    Nossa, desde o inicio do ano que eu não sei o que é pegar em um livro pra ler. Depois que abri o salão não sobrou mais tempo pra nada :( Queria muito ler os livros da Jojo, mas tá díficil… por enquanto vou me contentando com as resenhas… rsrsrs
    Beijos Mari!!!

    [Reply]

    Mariana Reply:

    hahahahahaha… eu sei como eh isso… muita falta de tempo u_u
    bjos

    [Reply]

    Responder
  • Cristina Lima

    Adorei! 😀 Parabéns pela resenha! Ficou ótimo! ;*

    [Reply]

    Mariana Reply:

    obrigada 😀

    [Reply]

    Responder
  • Amanda

    Eu to doida pra ler esse livro. Comprei e ainda não tive tempo!! Mas como sempre você arrasa nas resenhas, adorei!

    [Reply]

    Mariana Reply:

    hehehehehe obrigada! <3

    [Reply]

    Responder
  • Heloisa Passos e Martins

    Adorei! Quero muito ler esse livro

    [Reply]

    Mariana Reply:

    é muito bom! vale a pena mesmo!

    [Reply]

    Responder
  • Flávia Silveira

    Um romance com uma história de superação! Hummmm me parece muito bacana!

    [Reply]

    Mariana Reply:

    Eh sim, vale a pena 😉

    [Reply]

    Responder