Butterfly Soul
Rascunho Literário
Guia para Mamãe de Primeira Viagem
BS no Youtube

Maternidade: Estimulando o bebê (desde a gestação)

Sim, ele está dentro da sua barriga e ainda não veio ao mundo, mas não é por isso que precisa viver isolado! Seu bebezinho já tem os ouvidos formados por volta de 16 semana, e já li em várias matérias diferentes que quanto mais estimulamos o bebê na barriga, mais vantagens trazemos para nosso filho:

Conversar com o bebê

Escutar a voz da mamãe, do papai, da vovó, faz com que ele tenha um memória dessas vozes de dentro da barriga, e consequentemente, quando ele nascer, reconhecerá as vozes e ficará mais calmo com essas pessoas.
Por que será que toda vez que o bebê chora todo mundo diz que só a mãe faz parar? É claro, porque ela está o tempo todo falando e ele escutando, é a voz mais familiar de todas (o cheiro também).
Eu já tive algumas experiências aqui em casa de estar vendo TV e o bebê parecer estar dormindo. Quando meu marido abre a porta e fala comigo, o bebê chuta. Ele sabe que o pai chegou e reconhece a voz dele! #fatolindo

Acariciar a barriga

Seu filho sente se você está direcionando carinho pra ele. Um ótimo modo de criar um vínculo é também acariciando a barriga. A mamãe sabe onde seu filho está e onde é a parte certa pra fazer uma cosquinha! 😛

Brincar com seu bebê

Você já brincou com seu bebê dentro da barriga? Mais pro final da gravidez, o bebê está mais desenvolvido e já sente os estímulos externos com clareza. Experimenta dar uma amassadinha na barriga! Ele chuta de volta na hora! Quando eu sinto que o bebê tá muito quieto, quero ver se ele está bem, então faço isso. É como se eu perguntasse: "Oi! Tá tudo bem aí?" e ele respondesse: "Tá tudo tranquilo, velha!" hehehe…

Cantar

A pessoa aqui já está doida pra dar todos os estímulos musicais pro bebê desde a barriga, pra ele nascer já com essa memória musical. Uma das minhas saídas é cantar no coral. Sim, eu canto! Você não sabia? Veja aqui.
Então, é só eu começar a cantar que ele se revira, remexe, chuta dali, chuta daqui. Eu fico imaginando como se o bebê estivesse dentro do violão, com todas aquelas vibrações enormes.
Vai bebê, vai gostando de música! :)

Escutar música clássica – Efeito Mozart

O efeito Mozart é um estudo comprovado que as pessoas que escutam música clássica (principalmente Mozart) são mais inteligentes. Isso porque a música clássica estimula todas as áreas do cérebro.
Como eu não sou boba nem nada, já estou fazendo o efeito Mozart no bebê desde a barriga! E ele escuta sim, e reage sim. Ele se mexe, fica estimulado na hora!

E pra completar, os papais que estimulam seus filhos desde a barriga, fazem com que seu filho tenha mais facilidade de aprender e que ele tenha comportamentos sociais mais adequados! 😉

Alguns links legais sobre isso:
Estimule seu bebê ainda na barriga
Efeito Mozart – Mozart e Ondas Cerebrais
Guia do Bebê – Música da Gestação

Princípios montessorianos para a educação do seu filho
Sobre a formação de leitores no Brasil
Quando meu filho vai parar de babar?

2 comentários
  • Mari

    Uma amiga minha colocava música clássica para o bebê ainda na barriga. Quando ele nasceu, se chorava ficava calminho com as mesmas músicas do tempo da gravidez. E, sim, hoje ele é um adolescente muito inteligente.
    Beijos

    [Reply]

    Mariana Cruz Reply:

    obaaaaaaaaaa!!! \o/
    vou continuar fazendo isso com o rodrigo hehehehe
    bjos

    [Reply]

    Responder