Butterfly Soul
Rascunho Literário
Guia para Mamãe de Primeira Viagem
BS no Youtube

Maternidade: Preparando os seios para a amamentação

Uma coisa que me deixa amedrontada na gestação é pensar na amamentação. Isso porque até hoje eu só encontrei 1 (isso mesmo, uma) mulher que me disse que foi prazeroso pra ela e o filho. Todas as outras falaram que sangrou, o bico rachou, um pedaço do bico caiu, que o bebê mamava com sangue e por aí vai. Isso me fez querer ouvir algumas pessoas à minha volta, procurei na internet, perguntei pra obstetra, e cheguei a uma conclusão que vou passar pra vocês aqui. Estou confiante que fazendo isso eu posso ter uma amamentação sem dor e sofrimento, e poderei dar ao meu filho todos os nutrientes que ele precisa.

Tipo de Bico

A primeira coisa que você precisa saber pra começar todo o processo de preparação da mama é que tipo de bico você tem. Existem vários tipos de bicos. Praquelas mulheres que tem bicos planos (ou rasos) ou o bico invertido, vai requerer mais atenção que as outras, pois a preparação é maior. No meu caso, eu tenho o bico plano, por isso estou com os preparativos a todo vapor.


Fonte da Imagem: Google

Exercícios para o bico

Pras mamães que tem bicos planos ou invertidos, é recomendado fazer exercícios para o bico ficar projetado pra frente. Eu queria explicar como eram esses exercícios pra vocês mas não sabia como, até que eu achei uma matéria muito boa, que explica direitinho o que a obstetra me falou. Segue abaixo:

Banho de sol

Isso é primordial, porque a pele do seio é tão fininha!! Queimando um pouquinho ela vai adquirindo resistência. Mas vamos entender que não é 12h que vamos colocar nosso par de amiguinhos para tomar sol. O ideal é entre 8 e 10h ou depois das 16h. Minha obstetra me garantiu que 15min por dia bastam. Mas como eu estou grávida num período de frio e sem sol, não estou conseguindo fazer isso, infelizmente.

Bucha vegetal

Esta é uma medida que causa controvérsia. Algumas pessoas dizem que não devemos passar bucha no seio porque machuca mais do que deveria, e outras apoiam. Eu sou a favor! Acho que se fizer todo dia no banho, de forma cuidadosa pra não machucar, a pele vai aumentando a resistência.
Mas precisa ser todo dia!!! Também pode ser com a toalha quando for se enxugar.

Concha para seios

Pras mamães que não tem bico, outra solução é a concha para seios, que ajuda a projetar o bico pra frente. Eu comprei essa daqui na Baby.com.br. Sair com isso na rua é meio estranho, mas rola dormir com isso por dentro do top ou ficar com ela dentro de casa.


Fonte da Imagem: Google

Lembrando que este acessório precisa ser higienizado. Tive uma amiga que não se preocupou muito com isso e ficou com micose no seio.

Pomada de lanolina

Imprescindível pra ajudar a pele da aréola e do mamilo ficarem resistentes. Eu acredito que a pomada ajuda e é importante, mas se só fizer isso não vai ter um resultado tão satisfatório. Algumas mulheres falaram pra mim que não adiantava, mas quando vi mais a fundo elas só passaram a pomada.
Ainda não comprei essa, mas pelo que pesquisei, parece ser a melhor. Vou comprar assim que entrar no último trimestre. Farei uma resenha pra vocês! 😉

Jeito correto de mamar

Fiquei horas no Google até achar uma imagem em que aparecesse um bebê mamando corretamente. O bebê precisa fazer uma ventosa com a boca e pegar a aréola junto. Os bebês que pegam só no bico, dói pra mãe e o bebê começa a ficar nervoso porque sai muito pouco leite, e aí começam os problemas. Quando o bebê coloca a boca corretamente, "espreme" a aréola, e estimula a saída de leite. É como quando o fazendeiro vai tirar leite da vaca, ele não aperta a teta, ele aperta um pouco em cima e o leite sai (ok, foi uma comparação feia mas é por aí o pensamento hehehe).

OBS.: Os obstetras em geral ensinam para as mamães que toda essa preparação só é preciso a partir do último trimestre. Eu particularmente comecei no 4º mês. Vejamos como me sairei…

Espero ter ajudado a vocês a encontrar uma luz no fim do túnel com a amamentação. Essas informações me ajudaram muito a ter esperança de conseguir uma alimentação saudável pro meu bebê e sem dor e desconforto pra mim.

Princípios montessorianos para a educação do seu filho
Sobre a formação de leitores no Brasil
Quando meu filho vai parar de babar?

5 comentários
  • Monica

    Olha, muito legal sua postagem! Nao sabia nada sobre amamentacao! ja indiquei pra uma gravidinha!
    valeu mesmo!
    bjoooooooo

    [Reply]

    Mariana Cruz Reply:

    que bom que ajudou :) vai poupar mt dor na sua amiga hehehe
    bjos

    [Reply]

    Responder
  • Mari

    É um assunto preocupante para qualquer mulher, mesmo aquelas que ainda não estão nessa fase (como eu).
    Gostei de saber dessas dicas. Nada como estudar os assuntos, estar bem informada e orientada.
    Beijos

    [Reply]

    Mariana Cruz Reply:

    é verdade… e vamos ver se vai dar certo hehehehe
    bjos :)

    [Reply]

    Responder