Butterfly Soul
Rascunho Literário
Guia para Mamãe de Primeira Viagem
BS no Youtube

Meu filho não quer beber água! E agora?

Há mais ou menos 1 mês eu comecei a ter um desafio nunca enfrentado com o Rodrigo. Ele passou a não querer mais beber nada! Consequentemente, começou a fazer menos xixi. Como na minha família temos histórico bem forte de problema renal (me incluindo), eu fiquei preocupada em dobro.

Oferecia água de hora em hora, mas ele ficava mordendo o bico da mamadeira e não tomava. Desesperada, comecei a catar na internet sobre problemas desse tipo, mas encontrei mais em fóruns, não encontrava matérias sérias sobre isso. Isso me agoniou muito. O pediatra falou pra eu continuar insistindo e oferecendo, mas pra mim, era visível que aquele método não estava funcionando. Então eu mudei de tática.

Mudei a mamadeira pra um copinho

Primeira coisa que eu fiz foi mudar o recipiente. Ele associa mamadeira com leite, então quando ele bebe e vê que não é leite, larga. Ok então. Mamadeira na hora de mamadeira. Durante o dia comecei com um copinho de transição da MAM com bico pra ele ver que não era mamadeira, e consequentemente, não era leite. Acho que ele entendeu o recado! Rsrsrs…

Bebi água na frente dele

Como Rodrigo é guloso e não pode ver eu comendo nada que pede, tive o sentimento de fazer o mesmo com a bebida. Peguei uma garrafinha de água, que se assemelha mais com o copinho de transição, e fui beber na frente dele. Minha ideia deu certo: ele me viu e ficou pedindo. Na hora eu entreguei o copinho com bico pra ele e ele bebeu um pouquinho.

Ofereci outros líquidos intercalados

Quando meu filho ficou doente há uns meses atrás, eu introduzi a água de côco na vida dele, mesmo contra a vontade do pediatra. Voltei a oferecer água de côco, que hidrata bastante, e também suquinho de laranja lima (só a laranja e um pouquinho de água, sem açúcar). Ele bebeu bem essas duas opções e me deixou mais tranquila.

Deu certo! Ufaaa! Fiquei tão aliviada! E vocês? Já passaram por isso? Como lidaram com a situação?

Notas importantes:
– Uma coisa que eu li nos fóruns, que aplico aqui em casa e que acho que é importante, é o seguinte: quando você começa a dar bebida açucarada pro seu filho (leite com Nescau, suquinho industrializado, refrigerante, leite engrossado com Neston e etc.), ele se acostuma com bebidas doces, e pode dificultar ainda mais o processo de beber água.
– Ofereça sempre opções saudáveis! Seu filho come o que você acostuma ele a comer. Água de côco e sucos da fruta sem açúcar são boas opções alternativas saudáveis se ele não quiser tomar água.

Princípios montessorianos para a educação do seu filho
Sobre a formação de leitores no Brasil
Quando meu filho vai parar de babar?

7 comentários
  • Dedéu Santos

    Minha filha tb não bebia, até que experimentei a técnica do brinde, e na brincadeira ela acaba bebendo sem perceber!

    [Reply]

    Mariana Reply:

    Caramba! Que técnica é essa que eu não conheço? Me conta aí! 😛
    Fiquei curiosa rsrsrs…

    [Reply]

    Responder
  • Dedéu Santos

    Hahaha, ela pega no copinho dela e eu no meU, e a gente fica fazendo "txintxin" ( eLa ri de montão com isso) e desse jeito ela acaba bebendo sem perceber! Hahahahah ela se diverte com isso, e eu me divirto mais ainda!!! 😀

    [Reply]

    Mariana Reply:

    ai que fofuraaaaaaaaaaa *—*
    quando rodrigo crescer um pouco mais vou fazer isso com eleeeeee… bjos :)

    [Reply]

    Responder
  • Thamiris Thainá

    Meu filho tbm não quer beber água e ja com isso constou infecção de urina, ele está bebendo antibiótico, meu coração está redirecionando pois quero ajudar mas ele não bebê agua, já tentei copinhos diferentes, mamadeira, canudo mas ele não bebê.. ele mamã peito mas ele já tem 1 ano e 3 meses

    [Reply]

    Mariana Abramo Reply:

    nem suquinho? já conversou com o pediatra sobre isso?

    [Reply]

    Responder