O poder transformador de uma fraqueza

Em 05.07.2016   Arquivado em Pessoal

Cresci escutando que eu era ferrenha em achar e apontar defeito nas pessoas. Minha mãe sempre me disse isso, e passei a acreditar.

Conforme eu ia crescendo, realmente percebi que isso tinha um fundo de verdade, e muitas vezes eu era crítica além da conta com as pessoas à minha volta. O mais interessante é que descobri que também era assim comigo mesma. Não admitia erros, falhas, qualquer arranhãozinho que pudesse macular a imagem que eu tinha formado dentro da minha cabeça para mim mesma. Se eu não tivesse correspondendo o esperado, ninguém precisava apontar o dedo, eu era sempre a pessoa a apontar antes de todos.

Isso trouxe muitas consequências ruins durante a minha vida. Tanto nos meus relacionamentos com as pessoas, como com a minha autoimagem. E não se desconstrói isso de um dia para o outro. E acredito que até hoje não desconstruí totalmente, embora tenha me esforçado ferrenhamente a cada dia. Mas aprendi a direcionar para uma coisa boa, aprendi a usar esse defeito como uma força para mim. Decidi que isso seria um poder transformador na minha vida.

Quem me conhece sabe que a minha paixão pelos livros começou mesmo antes de eu aprender a ler. Decidi que essa minha característica de apontar defeitos seria bem direcionada para os textos, apontando os problemas que eles têm. E foi isso que eu fiz. Não sou nenhuma expert em textos ainda. Sinto que engatinho, até porque embora sempre tenha tido muita intimidade com a leitura, nunca de uma maneira técnica, como agora. Então até isso estou desconstruindo. Mas estou aprendendo. E tentando fazer com que minhas fraquezas se tornem meus pontos fortes.

Vamos seguindo… 😉

  • Danisa

    Em 05.07.2016

    O importante da vida é estarmos sempre nos renovando e aprendendo com nossos defeitos. É muito importante escutar o que os outros nos dizem e tentar fazer disso uma motivação pra melhorar. As críticas construtivas estão aí pra nós fazerem enxergar o que está tão mecanizado nas nossas atitudes que não percebemos muitas vezes. Esse texto hoje caiu como uma luva.

    [Reply]

    Mariana Reply:

    que bom que ajudei alguém <3

    [Reply]

  • Thaís Canto

    Em 05.07.2016

    Determinadas características nossas se forem usadas em excesso ou no contexto errado, podem ser ruins ou tidas como fraquezas, mas se bem canalizadas podem mesmo ser usados como uma virtude. 😉

    [Reply]

    Mariana Reply:

    alguém me entende <3

    [Reply]

  • Fabi.!

    Em 05.07.2016

    Cara… já te falei que vc me inspira e vc não acredita… tá aí, mais um motivo…. um dia eu chego lá…

    [Reply]

    Mariana Reply:

    hahahaha boba! tah exagerando 😛

    [Reply]

  • Dani Ferreira

    Em 05.07.2016

    Sua colocação foi ótima! Seria maravilhoso se todos conseguíssemos transformar nossos defeitos em algo que nos ajudasse efetivamente em nossas vidas. Seríamos seres humanos melhores. Fico feliz que vc tenha conseguido essa proeza.

    [Reply]

    Mariana Reply:

    consegui não… to tentando a cada dia rs 😛

    [Reply]

  • Amanda

    Em 05.07.2016

    Mari voce é demais! Adoro seus textos e seu blog s2

    [Reply]

    Mariana Reply:

    hahahahaha obrigada <3

    [Reply]

  • Flávia Silveira

    Em 05.07.2016

    Mari,
    Me identifiquei muito com esse texto. Sempre fui muito rigorosa comigo mesma. E como tudo nessa vida, isso tem dois lados. Quando o rigor ultrapassa um limite tolerável ele causa dor e as vezes nos adoece. Você conhece um pouquinho da minha história de vida e eu como vc também procuro tirar proveito ou transformar o que é negativo em algo bom. Assim como você canalizou para uma atividade uma característica sua que talvez não fosse muito legal. Assim procuro fazer com os desafios. Tenho o hábito de questionar o que eu preciso aprender com determinadas situações ou pessoas? É aquela história de pegar o limão e tentar fazer uma limonada. Procuro fazer isso com quase tudo… e assim sou mais feliz!! Acho que guarda uma boa relação com o que fizeste… Beijo grande!

    [Reply]

    Mariana Reply:

    <3 <3 <3 <3 <3

    [Reply]

  • Adriana

    Em 05.07.2016

    Que linda reflexão
    Super importante fazermos nossa auto avaliação e tirar o melhor p nosso crescimento sempre!!!
    Sucesso

    [Reply]

    Mariana Reply:

    Obrigada :)

    [Reply]