Butterfly Soul
Rascunho Literário
Guia para Mamãe de Primeira Viagem
BS no Youtube

O que rolou na Feira sobre o Mercado Editorial UERJ

Pra quem não sabe, eu fiz um post aqui falando sobre a Feira Editorial que o Selo Editorial Lima Barreto fez em parceria com a UERJ. Ela rolou do dia 4 até ontem, dia 22. Infelizmente eu não pude ir todos os dias, mas fui no máximo de dias que eu consegui abrir buracos na minha rotina.

Devo dizer que essa feira acrescentou muito pra mim e pra minha formação como profissional de Letras, enfim, me deu uma luz no fim do túnel, sabe? Aprendi bastante e pude ver que estou indo no caminho certo, tanto pra atuar no ramo editorial quanto pra me tornar uma autora futuramente.

Vou falar sobre alguns dias da feira aqui, não tem como falar de todos porque é muita coisa. Separei 3 dias que fizeram a diferença pra mim:

Dia 04 – A política do livro no Brasil

Palestrante: Aníbal Bragança (Editor-chefe da EdUFF)

Já escrevi aqui sobre algumas reflexões acerca de uma mesa de debate com o Aníbal Bragança, que é o editor-chefe da EdUFF.

Dia 05 – Construção de carreira literária

Palestrantes: Flávia Iriarte (Ed. Oito e meio) / Flávio Carneiro (UERJ) / Marianna Soares (MTS agência literária) / Renata Frade (Punch!) / Valéria Martins (Oásis Cultural)

Meu! É muito bom ter contato com quem trabalha há muito tempo na área que você quer estar inserido. É muito bom poder aprender, escutar as experiências, escutar os tombos e como as pessoas se levantaram. É muito bom absorver um pouquinho do conhecimento deles. Eu saí dessa palestra assim: super feliz e satisfeita com tudo que aprendi.

Ri um bocado com a história da Flip da Flávia sobre a escritora da casa Juliana Frank, que cara, se fosse eu no lugar dela teria chorado, mas ela está tentando tirar o suco dos limões que deram pra ela. Rs…

Aprendi sobre o que é um agente literário, a importância de um leitor beta com experiência, que possa te ajudar de verdade no que você está escrevendo. Aprendi sobre pessoas que podem te aconselhar onde você precisa melhorar, te dar dicas de leitura, até que seus textos estejam maduros para a publicação. Aprendi que hoje em dia qualquer pessoas pode fazer uma autopublicação, mas que nem sempre isso é saudável, poque nem sempre o que você acha que é bom, está realmente bom para ser publicado. E que cada escritor encontra seu caminho, e que é preciso ter paciência, porque muitas vezes demoram anos até que você consiga uma editora que te acolha.

Foi um dia muito produtivo!!! Amei!!! <3

Dia 07 – Publicação em editoras comerciais

Palestrantes: Flávio Izhaki / Iris Figueiredo / Jana Montenegro

Pra quem não conhece, a Jana Montenegro é autora de vários livros, e agora é autora pela Novo Conceito. O que vocês talvez não saibam é que eu conheci a Jana na época da faculdade. Rs… Enquanto ela fazia Letras na UFRJ, eu fazia Arquitetura lá também (ou perdia meu tempo na Arquitortura, depende do ponto de vista). Eu me lembro exatamente o dia que eu a conheci, porque nós tínhamos alguns amigos em comum, e eles ficaram insistindo pra eu ir até o prédio de Letras. Esse fato poderia ter passado despercebido na minha vida e na minha memória, mas foi marcante por 2 motivos: eu nunca ia até o prédio de Letras e era dia de festa junina pra eles, o prédio estava cheio de bandeirinhas, forró no último volume e um frio do cão. Esses pequenos detalhes não me fizeram esquecer o dia que eu conheci a Jana, uma estudante de Letras roqueira no meio de um monte de gente dançando forró. Rs…

Anos depois e eu reencontrei Jana, agora formada, fazendo mestrado, dando palestra na feira editorial da UERJ e autora consagrada no mercado. E eu sendo estudante de Letras, como deveria ter sido desde o começo. Rs… Mas assim é a vida.

Foi bom reencontrá-la, foi bom ouvir o que ela tinha a dizer e foi ótimo ter tido a oportunidade de ter um livro assinado por ela, que vou guardar na minha estante com muito carinho (a resenha vou publicar aqui no blog).

Eu, @jandamontenegro e meu livro autografado. ? #novoconceito #novaspaginas #book

A photo posted by Mariana Abramo (@mariabramo) on

Outros dois escritores que estavam lá no dia da Jana também foram muito legais: a Iris Figueiredo e o Flávio Izhaki (que eu conheci lá na hora). A Iris eu conheci por acaso na internet. Procurando coisas sobre o Mercado Editorial, achei um vídeo dela no YouTube falando sobre o curso na UFRJ (que é o mesmo prédio da Arquitetura que eu fazia e eu nunca soube) e através desse vídeo eu conheci o blog e todo o resto que ela faz. Fiquei tão fã que add ela no Facebook. E pasmem: quando ela me viu na feira ela me reconheceu do Facebook! Yesssss! Pena que não tirei foto com ela! :(

E pra completar, saí de lá com 2 livros! Gente… Nunca ganho nada em sorteio! 😀

Enfim, todos os dias e todas as palestras foram muito especiais. Quem não foi, com certeza perdeu uma ótima oportunidade de aprender bastante e fazer contatos profissionais.

Beijos e até a próxima.

Curso de extensão – Revisão de texto para a publicação – UFRJ
Curso de Extensão UERJ – Práticas em Gestão de Pessoas
Feira sobre o mercado editorial na UERJ