Os vilões da dieta #icanloseweight

Em 31.01.2013   Arquivado em Vida Saudável

Pra quem está começando um programa de reeducação alimentar, como eu, começa logo a sentir algumas dificuldades no percurso. Vou listar aqui pra vocês quais têm sido os meus vilões:

– Falta de alimentos / tempo para o Café da Manhã

Acontece das duas, uma, lá em casa: ou eu não tenho pão / iogurte etc etc… Ou eu acordo super atrasada e tenho que sair correndo pro trabalho, e acabo comprando alguma coisa pelo percurso pra comer quando chego no trabalho. Isso atrapalha muito a alimentação e o metabolismo, pois de manhã você precisa comer fibras, frutas, derivados do leite, pra alimentar seu estômago que ficou tanto tempo vazio durante a madrugada. E também, não é certo comer doces ou alimentos / bebidas com açúcar de manhã. Quando uma das 2 coisas acontecem, eu já começo o dia com o pé esquerdo no projeto #icanloseweight.

– Almoço em restaurantes

Pra quem trabalha fora, o almoço é uma tentação. Ir a um restaurante a quilo com muitas comidas gostosas e engordativas, o prato gigante que eles oferecem pra você usar e as pessoas à sua volta pegando tudo e mais um pouco fazem com que você tenha que ter muita força de vontade. No meu caso, eu procuro almoçar com outras pessoas que tem a dieta mais equilibrada e não tenho receio de dizer NÃO pra alguns locais que eu sei que eu vou comer muito. Muitas vezes eu prefiro ficar na empresa e pedir que o restaurante entregue, porque eu posso almoçar com calma, sem interferências, focando no que eu estou comendo, e não fico tentada a comer mais do que posso.

– Dificuldade de fazer janta

Isso é uma coisa que pra mim é bem difícil: fazer o jantar. Muitas vezes eu saio tarde da empresa, ou pego muito trânsito na volta pra casa, e chego tarde, cansada, doida pra me jogar no sofá. Muitas vezes eu passo pela padaria na volta pra casa e compro alguma coisa (que quase sempre é engordativa), ou acabo comendo biscoito ou fazendo uma comida rápida, que nunca inclui salada. Na pior das hipóteses, eu durmo com fome e guardo pra comer no dia seguinte. Eu não sei qual das opções citadas é a pior!! Agora eu estou estipulando uma solução: eu faço uma panela de sopa gigante no final de semana e congelo em porções pequenas. A cada dia que eu chego em casa, só preciso descongelar e tomar a sopinha antes de dormir! Uma solução rápida, prática e com poucas calorias! :)

– Chocolate

Quando eu estou triste, desconto no chocolate. Quando eu estou ansiosa, desconto no chocolate. Quando eu estou feliz, quero comemorar com chocolate. Quando tem uma data especial, quero comprar chocolate pra comer com o marido. Oh vida! Estipulei o seguinte: chocolate só na sexta-feira! Isso porque sexta pra mim é o dia mais feliz e comemorativo da nossa família, onde a gente vê filme e come porcaria juntos, o que normalmente com as pessoas normais acontece no sábado. Então, só posso comer chocolate 1 vez por semana, e mesmo assim, MODERADAMENTE. Os outros dias, me esforço muito pra fingir que o chocolate nem existe!

Apesar das minhas dificuldades iniciais, tenho me esforçado pra achar soluções pra elas. Estou um pouco tensa com a pesagem da próxima semana, quero ver se consegui perder alguma coisa, mas ao mesmo tempo nesse primeiro momento não estou tão preocupada com perder o peso em si, mas mais em conseguir me adaptar de uma forma que eu consiga trazer isso pro resto da minha vida, não só por um tempo e depois voltar a ser tudo como antes!

E vocês? Quais são suas maiores dificuldades quando tentam fazer uma reeducação alimentar?

  • Evelyn

    Em 31.01.2013

    Embora eu não consiga ficar em café da manhã (hipoglicemia mandou lembranças!) eu não consigo elaborar cafés da manhã lindos iguais a esse!

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    Mariana Cruz Reply:

    aiiiii nem eu! meu café da manhã é sempre um desastre hehehehe
    vou melhorar nisso! bjos :)

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  • Mari

    Em 31.01.2013

    Minha maior dificuldade: comer legumes (só como na sopa), verduras e peixe. Não tenho problema com peso, mas com colesterol. Preciso tomar vergonha e deixar meu paladar adulto. rsrs
    Eu amei essa ideia da sopa! Vou adotar para mim. Prático e vou comer legumes todos os dias. :)
    Chocolate é uma perdição mesmo. Sempre desconto nos momentos de tristeza. Minha solução: não comprar. hahaha. Ultimamente, virou um prazer raro.
    Café da manhã não tem jeito: tem que acordar mais cedo mesmo. É chato, mas essencial.
    Beijos

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    Mariana Cruz Reply:

    hahahaha… eu fui deixando meu paladar adulto aos poucos… agora como bastante coisa… é bom variar, em vez de comer sempre as mesmas coisas!
    faz a sopinha sim, mari! eu vou fazer hoje e congelar pra semana1 😉
    bjos

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  • Isadora

    Em 31.01.2013

    Chocolate = meu maior vilão EVER!
    Não adianta, eu naão consigo D: preciso comer pelo menos um tequinho todo dia, mimimi :(
    e realmente é difícil pra quem trabalha fora, é muito corrido, e não tem boas opções…
    Ah, fiz um meme lá no blog e te indiquei, beijos! <3
    Isa Secol
    Diasdeventura.com

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    Mariana Cruz Reply:

    isa, ter essa necessidade de chocolate todo dia pode ser serotonina baixa!
    de repente é bom ir a um médico, fazer um exame de sangue, pra ver se é isso mesmo… passei por esse caso com uma amiga há pouco tempo! eu to conseguindo controlar legal, só comendo na sexta (até o momento)! eu finjo que o chocolate não existe 😛
    vou te visitar lá no seu bloguinho e ver o memê :)
    obrigada por ter lembrado de mim! bjos

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  • Fernanda N

    Em 31.01.2013

    oie mari, tudo bom?
    eu também sofro desses mesmos mals… hehehe! tomar café da manhã em casa (na época em que eu trabalhava fora, pelo menos) é impossível. não consigo comer nada logo que acordo (me embrulha o estômago), então geralmente só vou comer algo lá pelas 9 ou 10 horas… então nem sempre tenho frutas e coisas mais saudáveis pra comer. o almoço é realmente uma tentação… almoçar fora pode ser uma tortura. hahaha! mas de qualquer forma, eu consegui me reeducar… comecei a comer menos quantidade e mais vezes por dia. aprendi a dizer não quando estou sem fome e se estou satisfeita, cruzo os talheres e encerro minha refeição, mesmo que ainda tenha comida no prato. acho que isso é o mais difícil… o autocontrole. mas eu consegui… não cortei nada de doces e tal, mas tento comer menos, para equilibrar com o restante das refeições. enfim… mesmo sendo difícil, a gente consegue se adaptar a melhores hábitos. eu perdi 6kg ano passado. acho que algo deu certo, né? boa sorte com o seu projeto (o meu continua esse ano também)… :)
    beijo, beijo!

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    Mariana Cruz Reply:

    uauuuuuuuu! você é uma inspiração pra mim!
    cara, adotar medidas simples como essas q vc fez realmente fazem a diferença… 6kg!
    bom, hoje eu vou me pesar pela 1ª vez depois q comecei o projeto, vamos ver se perdi alguma coisa… estou tendo dificuldades mas estou firme e forte no meu propósito 😉
    na verdade é um projeto pra vida toda, pq na verdade não é uma dieta, é inserir no dia-a-dia hábitos que nos reeducam alimentarmente, como vc fez… o auto-controle é a chave pra tudo! 😉
    bjos

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  • Lilika

    Em 31.01.2013

    Oi, Mari!

    Eu almoço aqui na firrrma, mas o restaurante é bom demais! É uma baita duma tentação mesmo. O bom é que tem o espaço “Viver Saúde”, onde sempre tem opções ligth. Acabo sempre pegando o prato principal de lá…
    E noooossa, a dificuldade em fazer janta é top! Ando apelando para os wraps, conhece? Compro Rap10 light e recheio com queijo branco, milho, ricota.. oq ue tiver de mais light na minha frente. Em 15 minutos consigo comer algo mais equilibrado e gostoso que miojo heh
    Pra mim faltam 4kg pra eu chegar no quanto eu queria, mas semana passada não me pesei… veremos!

    Beijos!

    P.S.: tô te linkando ?

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    Mariana Cruz Reply:

    nossa, queria uma empresa com isso tb! 😉
    sua saída de wrap me deu água na boca! eu adoro wrap, de vez em quando eu compro pra fazer um lanche de final de semana, mas nunca pensei na possibilidade de trocar a janta por ele… gostei!
    bjos :)

    tá me linkando?

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