Butterfly Soul
Rascunho Literário
Guia para Mamãe de Primeira Viagem
BS no Youtube

{Resenha} Bom dia, Sr. Mandela – Zelda la Grange

Título: Bom dia, Sr. Mandela
Autor: Zelda la Grange
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581636184
Páginas: 432
Categoria: Biografia
Veja mais / Compre: Skoob / Saraiva / Travessa
Sinopse: "Bom Dia, Sr. Mandela conta a extraordinária história de uma jovem que teve suas crenças, preconceitos e tudo em que sempre acreditou transformados pelo maior homem de seu tempo. A incrível trajetória de uma datilógrafa que, escolhida para se tornar a mais leal e devotada assessora de Nelson Mandela, passou a maior parte de sua vida trabalhando ao lado do homem que ela passaria a chamar de Khulu , ou avô."
Minha classificação : Minha opinião: Que livro maravilhoso! Devorei em menos de 2 dias!!! Chorei, me emocionei, refleti muito. Fiquei tocada com esse livro… Mas calma… Vamos começar do começo… rs…

O livro é contado pela Zelda, que era datilógrafa e foi chamada para ser assistente pessoal do Mandela. Eu amo livros baseados em fatos reais, porque eles me tocam mais profundo, me emocionam mais. Saber que aquilo que você está lendo realmente aconteceu é muito legal!

Zelda é uma mulher branca, criada na África do Sul. O problema é que nessa época tem o apartheid, e as regras são: uma pessoa branca não pode nem tocar numa pessoa negra. Quando ela, branca, se vê como secretária particular do então líder da África do Sul (e negro), as coisas começam a entrar em conflito interno.

Você acha que conhece o preconceito? Não, você não conhece. Eu só passei a compreender um pouco mais com essa leitura. É uma reflexão muito profunda, e faz rever todos os nossos conceitos pré-estabelecidos. Esses conceitos que convivemos diariamente e não nos importamos muito se está certo ou errado, apenas replicamos o que aprendemos.

Conhecia pouco do Mandela, pouco sobre a história dele e o que ele efetivamente fez. Passei a conhecê-lo mais e admirar profundamente.

O livro tem uma capa linda e emocionante, o verniz localizado somente no título e no nome do autor. A diagramação é simples e ótima, e pelas folhas serem amareladas, não cansa tanto a vista.

Eu realmente indico que todas as pessoas que tenham a oportunidade, possam ler esse livro. Virou queridinho na minha estante.


Alguns trechos do livro:

"Ao decidir perdoar você não apenas libera o oprimido como libera o opressor."

"Na vida, não é importante o que acontece com você, mas como você enfrenta o que acontece com você."

"O Perdão é uma escolha."

"A integridade de Madiba se baseava no respeito. Respeito pelos amigos, respeito pelos inimigos, pelos que são mais pobres que você, os que se vestem pior e são menos educados, até mesmo para com aqueles que lhe prejudicam ou cometem erros. Mas também para com os mais poderosos, os mais ricos e os mais espertos que você."

"Se não for bom, deixe morrer."

{Filme} Animais Fantásticos e Onde Habitam
{Filme} Minha mãe é uma viagem
Extraordinário vai virar filme

2 comentários
  • Evelyn Nascimento

    Mariana, bom dia.

    Quero parabenizá-la pela resenha. Estava um pouco apreensiva em relação a esse livro porque não havia lido nenhuma opinião sobre ele, porém, agora ele está na minha lista e será uma das próximas resenhas no meu blog.

    Sua escrita é simples e instigante. Parabéns mais uma vez.

    Bjs,
    Evelyn.

    [Reply]

    Mariana Reply:

    ai que bom! fico feliz que tenha conseguido transmitir minha opinião de maneira a instigar vc :)
    seja bem vinda ao blog e volte sempre <3
    bjos

    [Reply]

    Responder