{Livro} Casais inteligentes enriquecem juntos – Gustavo Cerbasi

Em 10.06.2015   Arquivado em Livros

Título: Casais inteligentes enriquecem juntos
Autor: Gustavo Cerbasi
Editora: Editora Gente
ISBN: 85-7312-439-3
Páginas: 165
Categoria: Autoajuda
Veja mais / Compre: Livraria Cultura | Saraiva | Submarino | Skoob

Sinopse: “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos – Um dos maiores detonadores de brigas entre o casal são as dificuldades financeiras.
Faltou dinheiro para pagar as contas? A culpa recai sobre o parceiro esbanjador, que não quer nem saber se havia saldo no banco na hora de fazer alguma compra. Sobrou dinheiro no fim do mês? Em vez de comemorar, o casal pode arranjar mais um motivo de discussão sobre como investir ou gastar aquela quantia.
Para Gustavo Cerbasi, a causa desses desentendimentos é a falta de conversa em família sobre dinheiro. Em geral o casal só fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E, como não discute a questão a dois, a maioria não faz um orçamento, não guarda dinheiro para atingir suas metas (ou, pior ainda, cada um tem seu objetivo, que o outro não conhece), não tem planos para a manutenção de seu padrão de vida no futuro, toma decisões de compra sem refletir, investe mal o dinheiro que eles suaram tanto para ganhar… Tem jeito? Sim, é possível mudar esse quadro se houver vontade e compromisso do casal, seja qual for seu orçamento.
Com sugestões para casais em qualquer fase do relacionamento, dos namorados aos casais com filhos adultos, Casais inteligentes enriquecem juntos mostra diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente, ao longo da vida, na administração das finanças da família. Ele traz também testes que avaliam a capacidade do casal em construir riqueza. E com isso vai até sobrar dinheiro para dar uma incrementada no relacionamento!”


Minha classificação :

Minha opinião: Vou tentar falar do livro sem dar spoiler… Ai ai ai…

Bom, eu acredito que qualquer casal que seguir as diretrizes desse livro com certeza vai sair da pinimba financeira e vai começar a tratar o dinheiro de uma maneira diferente. Eu comprei esse livro para um ex namorado meu, pois ele era MUITO ESBANJADOR e desorganizado com o dinheiro. Em alguns meses ajudando ele, conseguimos zerar as dívidas do casal na época. Mas pra isso, o passo número 1 é a sinceridade, o que pra alguns já é impossível… Rs…

Logo no começo do livro, ele pede pra você fazer um teste. Nesse teste, mesmo que um dos parceiros não queira ser totalmente honesto, ao responder as perguntas, vai saber qual perfil é: poupador, gastador, descontrolado, desligado ou financista. Depois disso ele dá um “Horóscopo do casal”: Ele fala como é a relação do casal com o dinheiro, combinando todas as possibilidades de parceiros.

Depois que você já sabe que tipo de casal é e já teve a primeira DR por causa do livro (hahaha) ele começa a falar sobre o planejamento, as dificuldades de planejar, e dá uma esperança pra gente, do tipo: você pode estar atolado em dívidas, mas sua vida tem jeito!

Logo depois ele vai falando caso por caso: finanças quando você está namorando ou é noivo, quando é recém-casado, quando tem filho… Enfim! É muito bom! Ah! Ele ensina sobre financiamentos e investimentos também. 😉


Alguns trechos do livro:

“Acredito que a maior preocupação dos pais em relação aos filhos é conseguir proporcionar-lhes um futuro seguro e tranquilo. O melhor caminho para atingir esse objetivo é garantir-lhes uma boa formação de caráter, intelectual e física. O restante vem automaticamente, é o que dizem.” (Pág. 85)

“Quando vocês se propõem organizar e controlar com mais carinho sua vida financeira, o objetivo principal certamente é viabilizar a conquista de sonhos. Se tiverem sucesso nessa proposta, seguramente conquistarão o objetivo secundário de não sofrer com dificuldades financeiras.” (Pág. 65)

“O momento da escolha da moradia é decisivo para o sucesso financeiro do casal. A diferença entre a boa e a má escolha pode resultar tanto num futuro milionário quanto num total desastre financeiro. Isso porque nosso padrão de vida é escolhido quando definimos nossa moradia. Com ela, vem hábitos de consumo, eletrodomésticos, despesas com transporte (em função da proximidade do local de trabalho), gastos ou economias com facilidades (garagem, quintal ou playground para os filhos), impostos e status da vizinhança – preços diferenciados na padaria, na feira e no supermercado, por exemplo.” (Pág. 51)

  • Francielle

    Em 10.06.2015

    Oi má!
    Adorei a nova fase do seu blog! e o nome tbm!! Butterflysoul <3 me lembra a música da kelly Clarkson (que amo)

    Já vi muita gente lendo esse livro, vou pedir emprestado pra alguém. Ainda to terminando de ler um livro que comprei faz 3 meses… nossa, acho q só nas férias vou conseguir eliminar ele rsrsrs

    beijos

    [Reply]

    Mariana Reply:

    que bom q gostou <3 bjos

    [Reply]

  • Dia D Dicas

    Em 10.06.2015

    Que bacana!
    Deu vontade de ler ^_^ rs

    [Reply]

    Mariana Reply:

    :)

    [Reply]

  • Juliana

    Em 10.06.2015

    Oi, Mari! Esse é um que eu pretendo ler em breve. Sempre me interessei pelo título e agora que casamos precisamos juntar nossos sonhos e planejamentos, né? Confesso que ainda não sentamos pra conversar sobre isso e acho que com esse livro faremos da melhor forma :)
    Gostei demais da resenha e dos trechos do livro.

    Beijos!

    [Reply]

    Mariana Reply:

    olha… a hr é essa… rsrsrs… é melhor começar a ver as finanças logo no começo 😉
    bjos

    [Reply]

  • Thais Satnana

    Em 10.06.2015

    Uma vez comecei a ler esse livro, mas parei.
    Quero muito voltar a ler, acredito que é ótimo para o começo do casamento, pois ajuda a direcionar o que é prioridade para vcs.
    Ótimo post.
    Bjos.

    [Reply]

    Mariana Reply:

    leia sim, é muito bom 😉
    bjos

    [Reply]

  • Mari

    Em 10.06.2015

    Já ouvi falar muito bem desse livro. Parece bom mesmo! <3

    [Reply]

    Mariana Reply:

    eh bom sim 😉

    [Reply]

  • Jeane Carneiro

    Em 10.06.2015

    Já tinha ouvido falar do livro e tenho vontade de ler.
    Uma curiosidade enorme.
    Obrigada pela dica.
    Bjão

    http://www.blogdajeu.com.br

    [Reply]

    Mariana Reply:

    😉

    [Reply]