Butterfly Soul
Rascunho Literário
Guia para Mamãe de Primeira Viagem
BS no Youtube

{Livro} O menino do pijama listrado – John Boyne

Título: O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai.
O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


Minha classificação :

Minha opinião:

Este livrinho eu recebi através de uma troca no Skoob recentemente. (Clique aqui para ver o post)
Engraçado que eu não peguei o livro com muita empolgação. Não esperava muito da história, porque era a primeira vez que eu estava lendo algo desse autor (John Boyne) e eu preciso ter uma empatia com a forma como o autor coloca a história pra fora pra poder gostar do livro. Enfim, eu na verdade solicitei o livro no Skoob mais porque ele é renomado por aí afora, mas não fazia a menor expectativa e nem fazia a menor ideia do que se tratava.
Logo nas primeiras páginas eu comecei a grudar o olho, e fiquei presa pela maneira inocente de um menino em ver o holocausto à volta dele. A história se passa nos países da Alemanha e da Polônia. É tão engraçado você ver como Bruno, um rapazinho criado com todo o luxo, pensa como uma criança preconceituosa. Muitas vezes ele só pensa em si mesmo mas depois se arrepende. E quando ele faz um amigo, é com um menino judeu, um prisioneiro de guerra. Só que ele não consegue ver isso, ele não consegue ver a diferença entre os dois.

"É tão injusto!", disse Bruno. "Não entendo porque tenho que ficar encalhado do lado de cá da cerca, onde não há ninguém para conversar nem para brincar, e você fica com dúzias de amigos e provavelmente brinca durante horas e horas todo o dia. Terei que conversar com meu pai a respeito disso."

O final é surpreendente. Na verdade eu imaginei outro final, mas o que o livro conta pra mim também é bem plausível e de fazer chorar.
Super recomendo. Está entre os meus livros preferidos.

Depois de terminar o livro, fui seca pra ver o filme. Decepcionante! Quer um conselho? Se você leu o livro, nem perca seu tempo com o filme. Se você não leu o livro ainda, nem veja o filme pra não estragar sua expectativa. Vá ler o livro! 😛

PROMETO FALHAR, de Pedro Chagas Freitas | Rascunho Literário
A IRMÃ DE ANA BOLENA, de Philippa Gregory | Rascunho Literário
TRÊS DIAS PARA SEMPRE, de Janda Montenegro | Rascunho Literário

10 comentários
  • Priscila Monteiro

    O livro e o filme são maravilhosos! Boa dica!

    [Reply]

    Mariana Reply:

    :3

    [Reply]

    Responder
  • Miriam

    Me deixou curiosa pra ler o livro, Mari!
    Apesar do tema do Holocausto ser bem pesado, esse tipo de narrativa – pelos olhos da inocência em meio a uma coisa tão horrível como a guerra – me chama a atenção. Talvez porque ao ler o resumo me lembrei muito do "A vida é bela" e como o filme me encantou justamente porque o pai faz o possível e impossível para que o seu filho mantenha sua inocência no meio daquilo tudo…
    Vai pra minha lista de leitura! (e olha q prefiro leituras mais leves, hein! mas vc é danadinha; já tinha feito com que eu adquirisse o diário de Anne Frank, agora vou ter q arranjar esse tbm!)

    [Reply]

    Mariana Reply:

    hahahaha… vai valer a pena! vc vai ver! 😉
    bjos

    [Reply]

    Responder
  • Bárbara

    Caramba! Eu fui procurar na internet sobre resenhas e comentários desse livro, porque eu estou com vontade de comprar mas tenho medo de não gostar e gastar dinheiro à toa. Gostei bastante dos seus comentários! Vc me deu coragem pra comprar o livro! 😛
    E pode deixar que eu não vou ver o filme! Hahahahahahahahahaha
    Beijos :*

    [Reply]

    Mariana Reply:

    que legal! fico feliz que tenha ajudado!
    compra sim, vc não vai se arrepender :)

    [Reply]

    Responder
  • Renata

    Você falou tão bem do livro que fiquei com vontade de ler!

    [Reply]

    Mariana Reply:

    é muito boooooooom \o/

    [Reply]

    Responder
  • Mari Piedade

    Eu já tinha ouvido falar deste livro e também do filme. Gostei da sua resenha, Mari, pois aumentou a minha curiosidade para lê-lo! Um livro que eu lí e gostei muito, que também fala sobre a Segunda Guerra, é o Diário de Anne Frank. Apesar de ser, por um lado, uma história verídica que teve um final triste, por outro lado, o livro nos ensina que é possível ter sentimentos de esperança, alegria e caridade, mesmo em tempos de dificuldades. Acho que vou gostar desse também, já que parece ser do mesmo estilo!!! Obrigada pela sugestão, Mari!!! Bjinhos ^_^

    [Reply]

    Mariana Reply:

    Eu TB li Anne Frank e gostei! Acho q VC vai gostar desse TB! Bjos :)

    [Reply]

    Responder