Butterfly Soul
Rascunho Literário
Guia para Mamãe de Primeira Viagem
BS no Youtube

{Livro} Prometo falhar – Pedro Chagas Freitas

Título: Prometo Falhar
Autor: Pedro Chagas Freitas
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581637495
Páginas: 400
Categoria: Crônicas
Compre: Cia dos Livros
Sinopse: "Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos.

A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa . Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal.

Prometo Falhar foi o livro mais vendido de Portugal em 2014 e chega ao Brasil com mais de 100 mil cópias vendidas na edição portuguesa. "


Minha classificação : Minha opinião: Vale dizer que eu estou em transe? Acho que nunca na minha vida li um livro tão lindo. Como Pedro Chagas Freitas consegue ter tanta inspiração e sensibilidade, eu não sei. Só sei que eu li um livro que com certeza me marcou pro resto da vida e ainda vai me servir de muita fonte de inspiração. Pra começar, eu não estava acostumada a ler cenas avulsas, então foi um pouco difícil de me desligar de uma coisa pra começar a ler outra. Mas no final das contas eu entendi que ele escrevia a cada pequena inspiração que ele tinha. Acho que devia acontecer alguma coisa com ele, ele ia lá e escrevia pra desafogar o coração, e continuava a vida dele. Muitas vezes eu vi claramente que era uma coisa tão pessoal que me sentia invadindo seu coração. Mas quem nunca fez isso na vida? Prometo falhar é um livro que retrata pessoas que amam, que fazem besteira, que se jogam de cabeça, que sofrem, que vivem, que são felizes por alguns minutos, que têm expectativas. Nunca mais serei a mesma depois de ler esse livro.

Quero procurar tudo que ele escreve, quero ler tudo.

Devo apontar apenas pra questão da pontuação e da estrutura do texto. Não sei se lá em Portugal eles usam a pontuação de maneira diferente daqui, mas eu senti algumas dificuldades. Às vezes me dava vontade de pegar a caneta vermelha e corrigir a pontuação, colocar travessão onde não tinha, ponto final onde era vírgula. Sei lá. Achei a maneira dele lidar com o texto bem estranha, muitas vezes eu precisava ler várias vezes pra entender as pausas, mas quando conseguia compreender o que era uma fala, o que era um pensamento, o que era cada coisa, eu via a beleza do texto. Super recomendo esse livro pra toda e qualquer pessoa na face da Terra, porque afinal, todos amam, mesmo que de seu jeito torto. 😉


Alguns trechos do livro:

"O amor só existe quando dois mundos se unem sem fazer a mínima ideia de como vão se unir."

"Prometo te amar até o limite, te beijar até a última fronteira, correr quando bastava andar, saltar quando bastava correr, voar quando bastava saltar. Prometo te abraçar com o interior dos ossos, percorrer a sua carne com a fome absoluta, e ir à procura do orgasmo todos os dias, a toda hora, encontrar a doce felicidade no doce absurdo que nos soubermos destinar. Prometo falhar. Sem hesitar. Prometo ser humano, aqui e ali ser incoerente, aqui e ali dizer a palavra errada, a frase errada, até o texto errado, aqui e ali agir sem pensar, para que raios serve pensar quando te amo tão desalmadamente assim? Prometo compreender, prometo querer, prometo acreditar. Prometo insistir, prometo lutar, descobrir, aprender, ensinar. Tudo para te dizer que prometo falhar. E Deus te livre de não me prometer o mesmo."

"A sua avó era a melhor cozinheira do mundo, ninguém tenha dúvida disso, eu já disse que tenho certeza de que Deus só a levou para comer bem?,"

"Está vendo essa cômoda aí ao seu lado?, comprei-a de surpresa, tinha acabado de receber as férias e quis ser feliz,
(…)
E então eu trouxe a cômoda e a casa toda estava cheia e ficou feliz comigo, o Afonso e o seu pai me ajudaram a montar, foram três horas tão boas,
A vida no fundo pode não ser mais do que três horas tão boas, aproveite-as sempre que puder, promete?"

Quem gostou pode comprar o livro por aqui:

PROMETO FALHAR, de Pedro Chagas Freitas | Rascunho Literário
A IRMÃ DE ANA BOLENA, de Philippa Gregory | Rascunho Literário
TRÊS DIAS PARA SEMPRE, de Janda Montenegro | Rascunho Literário

2 comentários
  • Clay

    A leitura parece ser bem gostosa e calma =D
    Me interessei

    [Reply]

    Mariana Reply:

    esse livro é muito amor <3

    [Reply]

    Responder