Butterfly Soul
Rascunho Literário
Guia para Mamãe de Primeira Viagem
BS no Youtube

BC Rotaroots: Uma carta para a Mariana de 2004

Esse post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros das antigas que fazem o possível para manter o velho espírito dos diários virtuais.
Para conhecer e participar, acesse: Grupo do Facebook / Rotation

Olá Mari!

Em primeiro lugar, 10 anos passam muito rápido! Parece que foi ontem que eu estava em 2004. Eu voltei tipo o filme "De volta pro Futuro" pra te dar alguns conselhos. Deixe de ser cabeça-dura e me escute, ok? O que eu vou falar é verdade.

Esse é um ano crucial pra você. Está fazendo CEFET, é seu primeiro período na UFRJ, está fazendo Villa Lobos, fazendo estágio… Menina, você não aguenta esse ritmo. Aprenda que você não pode abraçar o mundo. Escolha as atividades excelentes e deixe as boas de lado. Tudo que você está fazendo é ótimo, você está lutando pelo seu futuro, mas quando a gente não sabe o próprio limite, a coisa desanda. Se você continuar assim, vai ter um colapso nervoso, e isso não é legal.

Outra coisa: sabe esse carinha que você morre de amores? Tudo que você pensa sobre ele é verdade. Ele é um galinha sim e você não vai ficar com ele até o final desse ano. Aliás, até o final desse ano você vai mudar de namorado, vai achar um cara legal, e vai ficar com ele por muitos anos. Mas esse também não será o seu marido. Nem adianta ficar noiva dele, porque não vai à frente. Escuta o que eu estou te falando. No final, ele vai cagar os anos todos que vocês estiveram juntos.

Não faça as coisas por impulso. Não faça coisas que você vá se arrepender depois. Eu sei que você está descobrindo o mundo de adulta agora e está que nem pinto no lixo, mas tenha calma ao tomar decisões. Usar o sentimento é bom, mas deixar ele comandar você pode te levar pro fundo do poço.

Controle sua raiva. Com o tempo, você vai perceber que controlar a raiva é melhor que sair explodindo e brigando com o mundo inteiro. Deixe as brigas só pras horas que realmente valem a pena.

Não pense que se preocupar em engordar 1 ou 2 kilos é frescura. NÃO É. É assim que a gente engorda 30. E depois pra perder, minha filha, você vai saber que não é mais fácil como costumava ser. Quando se é adolescente, fechar a boca por 3 dias você emagrece 3 kilos. No mundo dos quase 30, fechar a boca por 3 dias não emagrece nem 0,5 kilo.

Aprenda a enterrar o passado e seguir em frente. Assim você vai ser bem mais feliz. Aprenda que pai e mãe não são perfeitos e ame-os acima de todas as imperfeições. Eu sei que você vai conseguir enxergar isso.

E ah! Arquitetura não é a sua praia. Eu sei, que desperdício, né? Tanto estudo e dedicação pra nada, mas você vai se decepcionar logo no 1º período. E quer saber? Não dê murro em ponta de faca. Siga seu coração. Se fizer isso vai ser bem mais feliz.

Com amor,
Mariana

As ilustrações de Yaoyao Ma Van
10 instagrams lindos para você seguir!
Estamos de volta com tema novo!

2 comentários
  • Juliana

    Adorei sua carta! Gostei da dica de manter a calma e não sair brigando com o mundo, serve também pra mim! kkkkkk

    Beijos!

    [Reply]

    Mariana Reply:

    hahahaha hoje eu já estou bem melhor com isso, mas COM CERTEZA ainda preciso melhorar 😛
    bjos

    [Reply]

    Responder